Novas regras do defeso serão discutidas na Colônia de Macaé
27/09/2018 21:51 - Atualizado em 01/10/2018 19:06
Divulgação
O superintendente de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto, participa nesta sexta-feira (27) de mais uma reunião para tratar da proposta de mudança do período do defeso do camarão no litoral Norte do Estado do Rio de Janeiro, para permitir a reprodução das espécies. Desta vez será na Colônia de Pescadores de Macaé, com diretores da unidade, profissionais da pesca local representantes do Núcleo de Biodiversidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Nubio/IBAMA). Nos últimos meses, foram realizadas reuniões com o mesmo objetivo nas colônias de Campos (Farol de São Thomé), São João da Barra (SJB) e São Francisco de Itabapoana (SFI).
— Há tempos existe consenso de que o defeso do camarão em nossa região, decretado pelo IBAMA, é realizado fora do período de pico de reprodução das espécies mais comuns por aqui. Em vez de março, abril e maio, deveria acontecer em dezembro, janeiro e fevereiro. Estudos de universidades já chegaram a essa constatação, mas até agora, nenhuma medida foi adotada para mudar essa situação. A ideia é aplicar aqui a resolução conseguida pelo estado do Espírito Santo, que conseguiu mudar o período em que os pescadores ficam sem capturar o crustáceo — observa José Armando.
A proposta é evitar a perda ocorrida quando se captura o camarão ainda pequeno, com peso médio de 1,5g, sem valor comercial. O crustáceo acaba descartado no mar, já morto, causando impacto negativo nos dois lados: o econômico e o ambiental. “As espécies da nossa região se reproduzem o ano todo, mas têm o período de pico, em que pretendemos suspender a captura”, acrescenta o adjunto.
Após a reunião desta sexta-feira em Macaé, a quinta será realiza com os pescadores de Quissamã, em data a ser marcada. “Queremos conversar com todos, esclarecer sobre o trabalho que estamos realizando”, disse. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Morre professor de Educação Física de Campos, Jorge Walace

    Conhecido como Jorginho, ele foi treinador da equipe de basquete do Automóvel Clube Fluminense, onde conquistou títulos e formou atletas

    Confusão termina com homem atropelado em frente a hamburgueria de Campos

    Vídeos que circulam nas redes sociais flagraram o exato momento do atropelamento registrado na noite desse domingo (17)

    Adolescente de 14 anos que sumiu em Campos é encontrada em Itaperuna

    Segundo a mãe da menina, ela está em casa e passa bem depois de ser encontrada pela polícia da cidade