Datafolha: Paes lidera em empate técnico com Romário e Garotinho
Aldir Sales 22/08/2018 22:42 - Atualizado em 26/08/2018 13:08
O Instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira a primeira pesquisa de intenção de votos ao Governo do Estado e ao Senado desde a oficialização das candidaturas. A sondagem confirma a tendência de equilíbrio que o Ibope mostrou na última segunda-feira. De acordo com o Datafolha, Eduardo Paes (DEM) lidera numericamente a corrida à sucessão do governador Luiz Fernando Pezão (MDB) com 18%, mas está tecnicamente empatado com Romário (Pode), com 16%, e Anthony Garotinho (PRP), que soma 12%, uma vez que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o Datafolha, na sequência aparecem Indio da Costa e Tarcísio Motta (Psol), com 5%; Pedro Fernandes (PDT), com 3%; Marcelo Trindade (Novo) e Márcia Tiburi (PT), com 2%; e André Monteiro (PRTB), Dayse Oliveira (PSTU), Wilson Witzel (PSC) e Luiz Eugênio (PCO), com 1%. O índice daqueles que responderam que vão anular ou votar em branco foi de 26% e os indecisos são 7%.
Os números do Datafolha coincidem, dentro da margem de erro, com a pesquisa realizada pelo Ibope no estado. Pelo levantamento divulgado no início da semana, Romário aparece numericamente à frente com 14%, mas tecnicamente empatado com Paes e Garotinho, que somaram 12%.
O Datafolha também mediu o nível de rejeição dos candidatos a governador. Neste quesito, Garotinho lidera com 45% das respostas, seguido por Paes, com 32%; Romário, com 23%; Indio, com 19%; Tarcísio e Márcia, com 10%; Luiz Eugênio, Marcelo Trindade, Dayse e Pedro, com 9%; André Monteiro, com 8%; e Witzel, com 7%. Ao todo, 7% rejeitam todos os candidatos, 2% não rejeita nenhum, e 5% não opinaram.
Já na corrida pelas duas cadeiras fluminenses no Senado, a disputa está ainda mais equilibrada. Segundo o Datafolha, César Maia (DEM), Flávio Bolsonaro (PSL) e Lindbergh Farias (PT) estão com 18% das intenções de votos e estão tecnicamente empatados com Chico Alencar (Psol), que possui 17%. Na sequência, aparecem Miro Teixeira (Rede), com 11%; Pastor Everaldo (PSC), com 8%; Cyro Garcia e Arolde de Oliveira (PSD), com 6%; Mattos Nascimento (PRTB), com 5%; Eduardo Lopes (PRB), com 5%; José Bonifácio (PDT), com 4%; Marta Barçante (PCB) e Aspasia Camarco (PSDB), com 3%; e Fernando Fagundes (PCO) e Samantha Guedes (PSTU), com 2%.
Foram ouvidos 1.322 eleitores em 33 municípios entre os dias 20 e 21 de agosto. A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, foi registrada no TSE e TRE com os protocolos BR04023/2018 e RJ-03549/2018, respectivamente. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

    Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação