Victor de Azevedo
31/08/2018 20:50 - Atualizado em 01/09/2018 13:48
O resultado do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) 2017, anteriormente conhecido como Prova Brasil, foi apresentado pelo Ministério da Educação nesta semana. Em Campos, os números mostram que o Ensino Fundamental do município avançou em português, mas regrediu em matemática. Para a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), no geral, o resultado foi bom porque mesmo diante das mudanças nos critérios e aumento do número de alunos avaliados, o resultado manteve a última média e, ainda, apresentou avanços em Português.
A média de 2015 referente ao 5º ano em Português foi de 200,2. Em 2017, foi a 201,34. Já os números referentes ao 9º ano foram ainda melhores. Se a média em 2015 foi de 240,73, a do ano passado chegou a 246,87. O mesmo desempenho não foi apresentado na disciplina de matemática. A média do 5º ano em 2015 era de 211,71. No ano passado, caiu para 207,94. Já a do 9º ano divulgada em 2015 era de 247,62 e caiu para 246,85, segundo dados do ano passado.
A avaliação é uma das bases de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2015, alunos de 31 escolas da rede municipal fizeram a prova. Já em 2017, o número de unidades de ensino saltou para 82.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Campos, na última avaliação, os critérios foram alterados e quase dobrou o número alunos testados. Contrariando esta expectativa, o Ensino Fundamental do município manteve a média de 2015, alcançando avanços em Português. A avaliação é uma das bases de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2015, alunos de 31 escolas da rede municipal fizeram a prova. Já em 2017, o número de unidades de ensino saltou para 82, consequentemente, aumentando consideravelmente o número de alunos.
Para a secretária de Imprensa do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Graciete Santana, a forma de avaliação é falha.
“Na verdade, nós somos contra esse sistema de avaliação. As escolas não têm as condições necessárias para desenvolvimento do trabalho e esses resultados se baseiam numa prova como se isso fosse o perfil da educação. Normalmente essas avaliações têm um índice muito baixo e sempre recai em cima do professor, quando na verdade teria que cair ao gestor, ao poder público municipal, pela falta de investimentos”, disse.
As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros
Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação