"Sedução" no Cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 21/08/2018 17:32 - Atualizado em 23/08/2018 18:33
A comédia dramática espanhola “Sedução” (“Belle Epoque”, 1992), do diretor Fernando Trueba, é a atração desta quarta-feira (22) do Cineclube Goitacá. Quem apresenta a obra — que foi vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1994 — é o advogado e publicitário Gustavo Oviedo. A sessão tem início às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado no cruzamento das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos.
A história se passa na Espanha, em 1931. O país está dividido politicamente e o jovem Fernando abandona o Exército. Ele é amigo de Manolo, um homem mais velho que é pai de quatro jovens. Fernando, então, se encanta pelas quatro ao mesmo tempo, sendo que cada uma apresenta uma característica diferente: Clara é uma viúva recente em busca de consolo; Violeta é lésbica e só se sente atraída por ele quando vestido de mulher com roupa de baile; Rocío quer ascender socialmente, está prestes a se casar com um homem rico, mas acaba não resistindo aos encantos do jovem; e Luz, a mais jovem, fica irritada e enciumada com a situação de Fernando.
Oviedo comentou que pensa ser justo o prêmio Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para “Sedução” em 1994.
— E é uma curiosidade que a academia tenha premiado uma comédia tão despretensiosa, já que, quando se trata de analisar filmes estrangeiros, Hollywood costuma ser muito solene e sisuda, dando preferência a dramas que falam sobre alguma ditadura, genocídio ou conflito social do país de origem. Neste caso, porém, na minha opinião, acertou em cheio.
Sobre o trabalho de Trueba, ele relatou que se destaca a admiração do diretor espanhol às comedias de Willy Wilder, “o grande diretor de Hollywood, autor de ‘Quanto Mais Quente Melhor’ (do título original “Some Like It Hot”, 1959) e ‘Se Meu Apartamento Falasse’ (“The Apartment”, no título original, 1960)”.
— Isso se verifica em “Belle Epoque”, inclusive pelo tom desprejuizado e levemente libertino com que se mostram as relações entre os personagens. Ele também fez alguns “thrillers”, como “El Sueño Del Mono Loco” (1989), e a comédia de Hollywood “Two Much” (do título em português “Quero Dizer que Te Amo”, 1995).
O apresentador da noite ainda explicou sobre a época em que se passa a história do filme.
— O contexto histórico é o seguinte: início da Segunda República Espanhola, esse breve período entre os anos 1931 e 1939. Foi um instante de tempo em que a Espanha tentava se libertar do seu passado ultracatólico e monárquico, e onde se respirava um ar de rebeldia e liberdade em todos os aspectos da vida social — disse ele, continuando:
— Em 1936 começa a cruenta Guerra Civil Espanhola, que acaba em 1939, com a vitória do fascista Francisco Franco, iniciando uma ditadura pelos próximos 36 anos. A “Belle Epoque” do título original do filme, portanto, seria aquele pequeno lapso republicano onde aparentemente todos os desejos e loucuras podiam se concretizar, mas que assim como chegou foi embora.
Gustavo Oviedo acredita que a exibição dará um bom debate.
— O debate posterior ao filme poderá surgir em função dessa noção de liberdade amoral que a história apresenta. Também se esse relaxamento nos costumes tem a ver, ou não, com o contexto histórico-político de uma sociedade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Família busca mulher desaparecida no Capão, em Campos

    Informações sobre Monique Peixoto, de 36 anos, podem ser enviadas para 22997206442

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Lula veta projeto que classifica o Norte e Noroeste Fluminense como semiárido

    Políticos e entidades das regiões reagem ao veto do presidente, já ambientalistas acreditam que há outras possibilidades

    Eduardo Paes visita Campos sem Wladimir

    Segundo o prefeito do Rio, ele veio à ExpoAgro a convite do prefeito de Campos, que foi se encontrar com Cláudio Castro e prefeitos da região em Santo Antônio de Pádua