Plateia se emociona com vida e obra de Vinícius de Moraes
Celso Cordeiro Filho 02/08/2018 18:42 - Atualizado em 07/08/2018 18:22
Marcelo Sampaio elogiou o trabalho de Miguel Faria Jr.
Marcelo Sampaio elogiou o trabalho de Miguel Faria Jr. / Isaías Fernandes
“A afirmação de Gilberto Gil sobre Vinícius de Moraes é certeira: ele realmente viveu no cerne do afeto”. A observação é do professor e pesquisador cultural, Marcelo Sampaio, que apresentou, na quarta-feira (1°), no Cineclube Goitacá, o documentário “Vinícius” (2005), de Miguel Faria Jr., que comoveu a plateia e, no final, vieram efusivos aplausos. “Realmente, a vida dele é riquíssima. Ele, além de poeta, viveu a poesia”, salientou. Além de canções e depoimentos diversos, há que se destacar as participações dos atores Caio Blat e Camila Morgado.
Para o advogado e crítico de cinema, Gustavo Oviedo, o trabalho do cineasta Miguel Faria Jr. é completo, porque reúne no documentário “depoimentos expressivos, canções representativas de sua obra, além de uma boa fotografia. Enfim, um trabalho irretocável”. No filme há depoimentos de Chico Buarque, Tom Jobim, Edu Lobo, Ferreira Gullar, Carlos Lyra, Baden Powell, Francis Hime, Antonio Cândido e Tonia Carrero. Todos destacam aspectos da vida e obra de Vinícius de Moraes. No documentário estão registrados também os nove casamentos de Vinícius. Neste aspecto, vale ressaltar o depoimento de sua filha Susana de Moraes. “O segundo casamento foi impactante porque ele escondeu de mim. Mas depois fui entendendo melhor e a cada casamento seu, eu também me casava”, disse.
A vida passionalmente vivida por Vinícius se traduz antes de tudo na sua fome infrene de amor, na sua determinação de viver desgovernado pelo princípio da paixão. Daí resultaram nove casamentos, reviravoltas mirabolantes e loucuras que raros ousariam cometer em nome da paixão carnal e do amor incendiado por uma intensidade romântica que requeima de inveja os românticos frustrados e inspira estranheza ou reserva ao racionalista regulado por seu senso de conveniência e medida. “O certo é que além de suas qualidades como poeta, viveu a vida com extrema intensidade. Aliás, quem não gostar das canções de Vinícius não pode ser considerado um ser humano”, acrescentou, rindo, Marcelo Sampaio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, aos 84 anos, o comerciante Antônio Bichara Chicri

    Ele era proprietário da Sapataria Luiz XV, uma das lojas mais tradicionais de Campos

    Proprietária de clínica veterinária é presa em flagrante em Campos

    Mulher foi detida na Pelinca por manter medicamentos vencidos em sua clínica; prisão ocorreu após denúncias anônimas

    Quiosque do Nelson encerra as atividades em Atafona

    Foram mais de 20 anos de história na praia sanjoanense

    Morre a professora Ely Silveira Felisberto, viúva do ex-prefeito Rockfeller de Lima

    Velório acontece nesta quarta , às 19h30, no Campo da Paz, e sepultamento será nesta quinta, às 10h, em Travessão

    Ponto Final: Castro afirma que Pampolha não assumirá Governo do Estado

    Governador disse que só sairá para disputa ao Senado, se o vice também for deixar o cargo