Podemos fecha com Rede, mas Marina diz não a Romário
25/07/2018 23:05 - Atualizado em 26/07/2018 13:47
Pré-candidato ao Governo do Estado, o senador Romário (Podemos) fechou aliança com a Rede de Marina Silva. No acordo selado nesta terça-feira, o ex-jogador receberá o apoio da Rede e abrirá uma das vagas ao Senado em sua chapa para o deputado federal Miro Teixeira (Rede). Com isso, Romário espera subir nos palanques de dois presidenciáveis: no de seu correligionário Álvaro Dias e no de Marina. Vice-presidente nacional do Podemos, Romário afirma que a aliança regional com a Rede foi autorizada pela direção nacional do partido. Apesar do acordo, Marina Silva não irá apoiar a candidatura de Romário ao governo fluminense. A ex-senadora afirmou que a aliança foi uma posição independente do diretório do Rio de Janeiro, da qual ela discorda. Já Miro Teixeira disse que o Podemos tem “uma aproximação programática” com a Rede no Rio.
Para tentar rebater as críticas de que não tem experiência administrativa, Romário anunciará, antes da eleição, os seus escolhidos para os cargos de secretário de Segurança e de Fazenda. Para a primeira função, convidou o general Augusto Heleno; para a segunda, sonda um economista da Firjan ligado à Fundação Getúlio Vargas.
Marina tem uma aproximação maior com o pré-candidato Rubem César (PPS), fundador da ONG Viva Rio, mas a candidatura do antropólogo perdeu força com as movimentações nacionais. César ainda tinha a esperança de conseguir o apoio do PSDB, mas com a adesão do centrão ao presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), a tendência é que os tucanos apoiem o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) como contrapartida.
O principal entusiasta da aliança com Romário é o deputado Miro Teixeira, para quem Marina ganha ao se associar a um candidato forte. O ex-jogador aparece na liderança nas poucas pesquisas já realizadas no estado.
O Rio de Janeiro é considerado um estado central na campanha da candidata da Rede. Terceiro colégio eleitoral do país, ela obteve 31% dos votos válidos no estado em 2014. Sem um palanque forte em São Paulo e em Minas Gerais, uma aliança robusta em território fluminense é vista como importante.
— Eu manifestei minha divergência em relação a essa aliança, mas a decisão foi do diretório do Rio — disse a senadora. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação