Nesta segunda-feira (23), o prefeito Rafael Diniz e os idosos do Grupo de Convivência Zenilta Martins realizaram o plantio na terceira unidade do projeto Tomatec. O polo, localizado em Campo de Areia, na Baixada Campista, conta com mil pés do fruto, tipo italiano, numa área de 720m². O novo polo ficará sob o comando do produtor Rodolpho Ângelo.
Supcom
O primeiro plantio do Tomatec aconteceu em abril, na Fazenda Santa Helena, na RJ 158 (Campos-São Fidélis), e já teve colheita. O segundo polo, iniciado em junho, fica no Assentamento Che Guevara, na localidade de Marrecas, na Baixada Campista. A quarta, que fica na localidade do Carvão, fecha o plantio do ano de 2018.
— Estamos desarmando a bomba que pegamos. Tinham recursos de sobra e nunca vieram aqui investir na agricultura. Agora, mesmo sem recursos, estamos investindo na agricultura, no pequeno produtor, para que possa gerar renda e servir de exemplo a toda nossa cidade — frisou Rafael Diniz.
O Tomatec visa à produção de tomates de forma sustentável, garantindo a preservação do solo, o uso racional da água e o ensacamento do fruto que garante a sua proteção e redução de resíduos tóxicos. O projeto é idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ), interlocução do Fórum de produtores rurais AgroNorte e tem o apoio da Prefeitura, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município (Codemca).
— Apesar das fortunas, não houve investimentos. Hoje, nós fizemos por onde consolidar o Tomatec. O projeto é um exemplo e traz outras culturas, como o limão, o arroz e a pimenta, que já entram a partir do próximo mês — disse o produtor rural e um dos coordenadores do Tomatec, Edson Faes. “Estamos muito felizes em participar desse projeto inovador de tomate orgânico. A gente já plantava, mas não era orgânico e agora vamos produzir com qualidade, levando saúde para as pessoas. Essa é uma parceria que já deu certo”, destacou o produtor Rodolpho Ângelo ao lado do pai Arlindo. (A.N.)
As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros
Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação