Cineclube Goitacá apresenta "Uma mente brilhante"
Jhonattan Reis 17/07/2018 17:55 - Atualizado em 19/07/2018 13:56
Divulgação
O drama americano “Uma Mente Brilhante” (A Beautiful Mind, 2001) é a atração desta quarta-feira (18) no Cineclube Goitacá. O longa-metragem, dirigido por Ron Howard, será apresentado pelo advogado Daniel André dos Santos Farias. A sessão, que tem entrada gratuita, começará às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, no Centro de Campos.
O filme conta a história de John Nash (Russell Crowe), um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio em que atuava. Porém, aos poucos, o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado com esquizofrenia pelos médicos que o tratam. No entanto, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.
Daniel André dos Santos Farias explicou que escolheu o filme por achá-lo interessante.
Divulgação
— Há alguns aspectos curiosos, como uma perspectiva curiosa em relação às idiossincrasias que cada pessoa possui. A sociedade nossa já é, por si, heterogênea. Cada pessoa tem uma forma de ver o mundo. O filme mostra bastante isso. E (Ron) Howard trabalha a perspectiva do pensamento de Nash durante a obra — disse.
Ele também comenta que esquizofrenia é o tema central do filme, mas o diretor trabalha com a perspectiva do personagem esquizofrênico de dois pontos de vista: um interno e outro externo.
— O ponto de vista interno é justamente esta análise sobre a esquizofrenia. A relação do esquizofrênico com o que ele pensa e vê, com os personagens que são desenvolvidos. Já o externo parte do sentido de entender como as pessoas veem esse personagem e de trazer uma reflexão dessa linha tênue entre o esquizofrênico e as demais pessoas. O filme mostra muito bem essa linha entre o ser humano dito normal e o dito esquizofrênico.
Divulgação
“Uma Mente Brilhante” provoca vários questionamentos, comentou Daniel:
— O que é real? O que é imaginário? De certa forma, a obra acaba sendo uma fuga ao imaginário. E é importante pensar nessas questões, já que o nosso pensamento é uma conversa que temos conosco, uma conversa interna.
Da obra, o apresentador da noite destacou as interpretações de Russell Crowe e Ed Harris.
— São atuações formidáveis. E aconteceu algo interessante em relação aos dois. Em 2000, eles dois foram indicados ao Oscar, sendo um pelo filme “Gladiador” e outro por “Pollock”. Chega o ano seguinte, e ambos (estão) trabalhando em conjunto em “Uma Mente Brilhante” — falou.
Daniel contou, ainda, sobre a sensação que teve ao assistir ao longa-metragem pela primeira vez.
— Quando acabou o filme, foi uma boa sensação, porque finaliza com uma premiação, algo bom, e eu estava esperando alguma coisa nesse sentido. Quando a história termina assim, acaba confirmando uma perspectiva que temos em relação ao personagem principal, uma perspectiva de que a história dele termine de forma positiva — avaliou o advogado e apresentador.
Entre várias outras premiações, “Uma Mente Brilhante” venceu o Oscar, em 2002, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado (Akiva Goldsman), Melhor Diretor (Ron Howard) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Connelly). Além disso, foi indicado nas categorias de Melhor Ator (Russell Crowe), Melhor Trilha Sonora Original (James Horner), Melhor Edição (Mike Hill e Daniel P. Hanley) e Melhor Maquiagem (Greg Cannom e Colleen Callaghan).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio