Filosofia e poesia em debate
05/07/2018 19:05 - Atualizado em 09/07/2018 18:50
Academia Brasileira de Letras (ABL), localizada no Rio de Janeiro, promove, ao longo do mês de julho, um ciclo de conferências que reúne poesia e filosofia. A informação foi publicada pelo jornal O Globo. A programação conta com três conferencistas, que transitam pelas duas searas: o poeta, professor de filosofia e ensaísta Alberto Pucheu; o ensaísta e professor de literatura Evandro Nascimento; e o acadêmico Antonio Cicero, também poeta e filósofo, que coordena este ciclo. Os participantes do evento, no entanto, têm visões diferentes sobre os temas em debate.
A primeira conferência aconteceu ontem e foi realizada por Alberto Pucheu, com o tema “Espantografias: entre poesia e filosofia”. O evento teve transmissão direta pelo site oficial da ABL. Durante sua fala, ele abordou as origens da filosofia. O professor e poeta recordou que Platão dizia que ela nasce do espanto. Para ele, Aristóteles foi além, acrescentando que os que começam a filosofar pelo espanto se encontram em um impasse, que é chamado de aporia. De acordo com Pucheu, o poeta e o filósofo são o mesmo porque ambos se espantam.
A relação entre filosofia e poesia, no entanto, foi mostrada desde antes de Platão e Aristóteles. Segundo Pucheu, em entrevista ao jornal O Globo, “o espanto, de certo modo, já definia a poesia e a filosofia”.
Ainda de acordo com o primeiro conferencista do ciclo promovido pela ABL, os vínculos de experiências e terminológicos entre poesia e filosofia fazem com que, de certo modo, ambas sejam a mesma, ou tenham suas fronteiras “desguarnecidas” ou se “indiscernibilizem”.
O próximo a se apresentar na sede da Academia Brasileira de Letras é Antonio Cicero. Em sua conferência, ele discutirá o tema “A poesia e a filosofia no mundo contemporâneo”. A atividade está marcada para a próxima quinta-feira (12). O acadêmico tem posicionamento diferente sobre os temas, conforme afirmou Pucheu: “Eu vivo juntando os dois temas, e ele, separando”, declarou.
Cicero afirmou que acha interessante o público “ter uma noção dos dois lados”:
— Num certo sentido, ai está a dialética. O Evandro também pensa diferente, mas por outro caminho. E foi justamente por isso que chamei os dois. Não quero impor minha visão — explica Cicero.
O ciclo “Poesia e Filosofia” será encerrado no dia 26 de julho, coma a palestra do ensaísta e professor de literatura Evandro Nascimento. O tema da noite será “Uma literatura pensante: Pessoa, Clarice e as plantas”. Todas as atividades acontecem às quintas-feiras, na sede da ABL. (A.N.) (P.V.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Estrutura de posto de combustíveis desaba durante forte chuva em Campos

    O posto fica localizado na Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo, no Centro; A plataforma P-26 ficou à deriva após se soltar do terminal T-Mult, por conta dos fortes ventos em São João Barra

    Morre Giannino Sossai, jornalista e radialista

    O profissional de imprensa estava internado em uma unidade de saúde de Campos por causa de uma pneumonia

    Provedor da Santa Casa se pronuncia sobre falta de pagamento dos médicos da unidade

    Em nota, Carlos Machado, disse que a unidade de saúde vive um momento decisivo de profunda reestruturação administrativa e financeira; ele ainda informou que busca soluções viáveis e sustentáveis para quitar as dívidas, entre elas, o salário dos médicos

    Corpo do jornalista e radialista Giannino Sossai é sepultado no cemitério do Caju

    Cerimônia de despedida reuniu familiares, amigos e colegas de profissão; Giannino faleceu aos 79 anos por complicações de uma pneumonia

    Ciclista é socorrido em estado grave após se acidentar no Morro do Itaoca, em Campos

    O homem sofreu múltiplas fraturas no rosto e foi levado para o Hospital Ferreira Machado