Filosofia e poesia em debate
05/07/2018 19:05 - Atualizado em 09/07/2018 18:50
Academia Brasileira de Letras (ABL), localizada no Rio de Janeiro, promove, ao longo do mês de julho, um ciclo de conferências que reúne poesia e filosofia. A informação foi publicada pelo jornal O Globo. A programação conta com três conferencistas, que transitam pelas duas searas: o poeta, professor de filosofia e ensaísta Alberto Pucheu; o ensaísta e professor de literatura Evandro Nascimento; e o acadêmico Antonio Cicero, também poeta e filósofo, que coordena este ciclo. Os participantes do evento, no entanto, têm visões diferentes sobre os temas em debate.
A primeira conferência aconteceu ontem e foi realizada por Alberto Pucheu, com o tema “Espantografias: entre poesia e filosofia”. O evento teve transmissão direta pelo site oficial da ABL. Durante sua fala, ele abordou as origens da filosofia. O professor e poeta recordou que Platão dizia que ela nasce do espanto. Para ele, Aristóteles foi além, acrescentando que os que começam a filosofar pelo espanto se encontram em um impasse, que é chamado de aporia. De acordo com Pucheu, o poeta e o filósofo são o mesmo porque ambos se espantam.
A relação entre filosofia e poesia, no entanto, foi mostrada desde antes de Platão e Aristóteles. Segundo Pucheu, em entrevista ao jornal O Globo, “o espanto, de certo modo, já definia a poesia e a filosofia”.
Ainda de acordo com o primeiro conferencista do ciclo promovido pela ABL, os vínculos de experiências e terminológicos entre poesia e filosofia fazem com que, de certo modo, ambas sejam a mesma, ou tenham suas fronteiras “desguarnecidas” ou se “indiscernibilizem”.
O próximo a se apresentar na sede da Academia Brasileira de Letras é Antonio Cicero. Em sua conferência, ele discutirá o tema “A poesia e a filosofia no mundo contemporâneo”. A atividade está marcada para a próxima quinta-feira (12). O acadêmico tem posicionamento diferente sobre os temas, conforme afirmou Pucheu: “Eu vivo juntando os dois temas, e ele, separando”, declarou.
Cicero afirmou que acha interessante o público “ter uma noção dos dois lados”:
— Num certo sentido, ai está a dialética. O Evandro também pensa diferente, mas por outro caminho. E foi justamente por isso que chamei os dois. Não quero impor minha visão — explica Cicero.
O ciclo “Poesia e Filosofia” será encerrado no dia 26 de julho, coma a palestra do ensaísta e professor de literatura Evandro Nascimento. O tema da noite será “Uma literatura pensante: Pessoa, Clarice e as plantas”. Todas as atividades acontecem às quintas-feiras, na sede da ABL. (A.N.) (P.V.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, aos 84 anos, o comerciante Antônio Bichara Chicri

    Ele era proprietário da Sapataria Luiz XV, uma das lojas mais tradicionais de Campos

    Proprietária de clínica veterinária é presa em flagrante em Campos

    Mulher foi detida na Pelinca por manter medicamentos vencidos em sua clínica; prisão ocorreu após denúncias anônimas

    Morre a professora Ely Silveira Felisberto, viúva do ex-prefeito Rockfeller de Lima

    Velório acontece nesta quarta , às 19h30, no Campo da Paz, e sepultamento será nesta quinta, às 10h, em Travessão

    Impacto da UFF Campos pode chegar a R$ 1 bilhão na economia

    Inauguração será no dia 10 de abril, com possível presença de Lula

    Ponto Final: Castro afirma que Pampolha não assumirá Governo do Estado

    Governador disse que só sairá para disputa ao Senado, se o vice também for deixar o cargo