Após cancelamentos, reunião entre Trump e Kim Jong-un acontecerá no dia 12
01/06/2018 16:28 - Atualizado em 12/06/2018 13:29
Donal Trump
Donal Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que se encontrará com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, no dia 12 deste mês, em Cingapura. A repórteres no gramado da Casa Branca, ele afirmou, nesta sexta-feira (1), que estaria cometendo um erro se não seguisse adiante na cúpula sobre armas nucleares. "Acho que, provavelmente, será um processo muito bem-sucedido", afirmou.
O anúncio ocorreu após uma reunião entre o republicano e o braço-direito de Jong-un, Kim Yong-chol, na residência oficial americana. A previsão era de que, no encontro, o representante entregasse a Trump uma carta escrita pelo presidente norte-coreano.
Nessa quinta (31), Yong-chol também conversou com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.
Encontro histórico
A reunião entre Trump e Jong-un será a primeira entre líderes em exercício dos Estados Unidos e Coreia do Norte. Marcado pela primeira vez em março, o encontro havia sido cancelado pelo presidente americano em maio. Ao anunciar a decisão, Trump apontou "enormes raiva e hostilidade" em declarações do líder norte-coreano.
Na ocasião, a Coreia do Norte respondeu dizendo que a decisão não estava "alinhada com os desejos do mundo" e que ainda gostaria de resolver suas questões com os americanos.
Na conversa do próximo dia 12, Trump quer pressionar Pyongyang a desistir de suas armas nucleares. Nesta sexta, ele indicou esperar que várias cúpulas sejam necessárias para resolver todos os problemas pendentes.
A Coreia do Norte, cujas ambições nucleares têm sido uma fonte de tensão há décadas, fez avanços na tecnologia de mísseis nos últimos anos. Os EUA temem o desenvolvimento de mísseis nucleares que poderiam atingir o país.
Em troca da "desnuclearização", Trump promete o alívio de sanções econômicas ao país. "Estou ansioso para o dia em que eu possa tirar as sanções da Coreia do Norte", disse o republicano.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Família busca mulher desaparecida no Capão, em Campos

    Informações sobre Monique Peixoto, de 36 anos, podem ser enviadas para 22997206442

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Lula veta projeto que classifica o Norte e Noroeste Fluminense como semiárido

    Políticos e entidades das regiões reagem ao veto do presidente, já ambientalistas acreditam que há outras possibilidades

    Eduardo Paes visita Campos sem Wladimir

    Segundo o prefeito do Rio, ele veio à ExpoAgro a convite do prefeito de Campos, que foi se encontrar com Cláudio Castro e prefeitos da região em Santo Antônio de Pádua