ANP faz audiência para reduzir royalties
29/06/2018 22:04 - Atualizado em 03/07/2018 14:04
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou, nesta sexta-feira, audiência pública para a regulamentação do procedimento para a concessão de incentivo que visa à redução de royalties sobre a produção incremental em campos maduros. A intenção é reduzir a alíquota em até 5%. O diretor da ANP, Dirceu Amorelli, que presidiu a audiência, no Rio de Janeiro, disse que a agência recebeu 11 manifestações e 86 sugestões e comentários durante o período de consulta pública. Todas serão analisadas pela agência. Por outro lado, o prefeito de Campos e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rafael Diniz, ressaltou que os municípios produtores não vão abrir mão de nenhuma receita.
— Hoje estivemos no Rio de Janeiro participando de uma audiência pública, na Agência Nacional de Petróleo. O objetivo foi debater meios de novos incentivos para investimentos na Bacia de Campos e também nos campos maduros. Eu, enquanto prefeito de Campos e também presidente da Ompetro, defendo que não podemos abrir mão de qualquer incentivo, principalmente neste momento de grave crise financeira — disse o prefeito Rafael.
Segundo a ANP, a nova resolução tem como objetivo fomentar atividades em campos maduros, alavancando investimentos no curto prazo. De acordo com a proposta, sobre a produção que estiver dentro da curva de referência do campo, irá incidir a alíquota atual de cada contrato. Na produção incremental (que ultrapassar o previsto nessa curva), a alíquota poderá ser reduzida para até 5%, dependendo do volume adicional que for efetivamente produzido.
— A audiência correu conforme a agência esperava e foram elucidadas várias propostas dos interessados. Só acho que o assunto relacionado a petróleo vai mais além que a redução de alíquota e abrange toda cadeia da indústria, fato a representação do estado de São Paulo na audiência de hoje e o decreto assinado pelo governador em exercício dando isenção de ICMS. Estamos em um momento muito delicado e continuo me mantendo contrário a essa redução para os municípios — concluiu o superintendente de Petróleo de São João da Barra, Wellignton Abreu, que também estava presente na audiência.
Benefício — A onda de conceder benefício já começou por São Paulo. Nesta sexta, mesmo enquanto no Rio se discutia reduzir os royalties, o governador Márcio França assinou um decreto que visa dar maior competitividade à indústria paulista de petróleo e gás natural. A partir de agora os bens e mercadorias do setor produzidos em São Paulo e vendidos para outros estados também terão isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio