Avança-Rio prega integração
Dora Paula Paes 15/06/2018 20:57 - Atualizado em 19/06/2018 13:37
Trabalho de forma integrada através de um consórcio intermunicipal. Essa foi a proposta consenso durante a realização do workshop “Avança Rio – o desenvolvimento está no interior”. O evento reuniu representantes dos 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, nesta sexta-feira, no Cine Teatro São João, em São João da Barra.
A mesa de abertura contou com a anfitriã, a prefeita Carla Machado, além dos prefeitos de Campos, Rafael Diniz; de Italva, Margareth Soares; de Quissamã, Fátima Pacheco; de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; de São Fidélis, Amarildo Alcântara; dos presidentes da Firjan, Fernando José Coutinho Aguiar, da Agevap, André Marques, do Conselho das secretarias municipais de Meio Ambiente (Cosemma), Juarez Noé; e do vereador sanjoanense Alex Firme.
Carla Machado apontou o evento como uma oportunidade para discutir temas que são de interesse da região. “É importante o que a Firjan e a Agevap estão fazendo, reunindo representantes dos 22 municípios para discutir o futuro da região, pautando ações que possam contribuir para esse desenvolvimento”, pontuou a prefeita. Ela também destacou que é preciso a união de esforços com metas e objetivos claros para a discussão de uma pauta que vise o bem comum da região.
O presidente da Firjan, Fernando Aguiar, chamou atenção dos gestores municipais para a união de municípios de outras regiões e de outros estados, no sistema de consorcio. “Não há estrutura de desenvolvimento sem a união de esforços e a proposta da Firjan é promover esse desenvolvimento na região, para nos colocar em igualdade com essas cidades”, pontuou.
Comungando do mesmo propósito, Rafael Diniz reforça que a necessidade do trabalho de forma integrada. “Entendemos que trabalhar de forma integrada é uma questão consolidada entre todas as lideranças políticas aqui presentes. Se trabalhar de forma unida já é difícil, imagina de maneira individual. Diante disso, sabemos que o fortalecimento da nossa região passa necessariamente pelo fortalecimento de cada município e, consequentemente, a transformação do Estado do Rio de Janeiro, que hoje enfrenta grandes dificuldades”, explicou.
O prefeito de Campos lembrou que a ideia do consórcio intermunicipal é uma ideia debatida desde o início da sua gestão. “Quando nós promovemos o desenvolvimento da nossa cidade, nós também promovemos o desenvolvimento da cidade vizinha e hoje sabemos que não existe vaidade entre as lideranças na nossa região. O objetivo comum é fortalecimento regional”, finaliza.
O “Avança Rio” foi promovido pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), pela Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro (Firjan) e pela Prefeitura de São João da Barra, com apoio institucional da Ordem dos Advogados do Brasil (12ª. Subseção), do Conselho Intermunicipal de Secretários de Meio Ambiente do Norte e Noroeste Fluminense (COSEMMA) e do Grupo Folha. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação