Geisel autorizou execuções durante a ditadura, diz CIA
- Atualizado em 11/05/2018 21:55
Geisel foi presidente entre 1974 e 1979
Geisel foi presidente entre 1974 e 1979 / Divulgação
Documento tornado público pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos mostra que o ex-presidente Ernesto Geisel autorizou que o Centro de Inteligência do Exército (CIE) continuasse a política de execuções sumárias contra opositores da ditadura militar no Brasil, adotadas durante o governo de Emílio Médici, mas que limitasse as execuções aos mais “perigosos subversivos”. A maioria dos pré-candidatos à Presidência apontou a gravidade da revelação de documento assinado pelo então diretor da CIA (serviço de inteligência dos EUA) Willian Colby, enquanto o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) minimizou o relato.
O memorando de 11 de abril de 1974, assinado Colby e endereçado ao então secretário de Estado Henry Kissinger, afirma que Geisel disse ao chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI) à época, João Baptista Figueiredo, que se tornou presidente entre 1979 e 1985, que as execuções deveriam continuar.
A publicação perdeu o sigilo em dezembro de 2015, mas o documento ganhou publicidade nessa quinta-feira (10) por meio do professor Matias Spektor, coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV). Para Spektor, o memorando “é a evidência mais direta do envolvimento da cúpula do regime (Médici, Geisel e Figueiredo) com a política de assassinatos”.
O memorando relata que o encontro teria ocorrido em 30 de março de 1974 entre Geisel, Figueiredo e os generais do CIE Milton Tavares de Souza (então comandante do centro) e Confúcio Danton de Paula Avelino (que assumiria o comando). Segundo o documento, Milton afirmou que cerca de 104 pessoas que entraram na categoria de subversivos foram sumariamente executadas pelo CIE no ano anterior. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre Adilson Gebara, jovem que sofreu AVC e estava internado em Campos

    Ele tinha 28 anos e faleceu nesta quinta-feira (17); o velório será às 14h e o sepultamento às 16h no Campo da Paz

    Sargento de folga é assassinado a tiros durante assalto em bar de Campos

    Ele estava em um bar no bairro Usina São João quando o local teria sido alvo de assaltantes na noite dessa sexta-feira (11)

    Mulher que foi atropelada na BR 101 morre no Hospital Ferreira Machado

    A vítima, de 63 anos, teve trauma abdominal e parada cardiorrespiratória; a mulher andava pela rodovia quando foi atingida por um carro

    Washington Reis se lança a governador após Castro confirmar demissão

    Presidente do MDB afirmou que Wladimir seria vice dos sonhos e que está de braços para recebe-lo no partido

    Senado aprova PL do Semiárido nesta terça

    Projeto de lei inclui o Norte e Noroeste Fluminense como parte do semiárido brasileiro