Secretário de Segurança Pública aponta parceria com Exército no combate à violência em Guarus
Jonatha Lilargem e Verônica Nascimento 22/05/2018 13:33 - Atualizado em 23/05/2018 16:35
Autoridades na sede do 8º BPM
Autoridades na sede do 8º BPM / Paulo Pinheiro
O secretário de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, general Richard Nunes, esteve em Campos nesta terça-feira (22), para reunião com autoridades das polícias Civil e Militar. Ele desceu de helicóptero por volta das 9h e seguiu para a sede da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) e, em seguida, para a 134ª Delegacia de Polícia (Centro). Em coletiva de imprensa no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o general destacou a integração como palavra-chave para o combate à criminalidade: “Trabalhar de maneira integrada cada vez mais, aproveitando esse momento de intervenção federal para que também os esforços das Forças Armadas e dos órgãos da Segurança Pública Federal sejam canalizados para Campos, para essas áreas de criminalidade, principalmente em Guarus, e dar uma resposta aos anseios da sociedade”, comentou.
O objetivo da visita do general foi traçar um quadro da situação do município e levantar as necessidades das instituições. Questionado sobre ações para Campos, onde, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de homicídios de fevereiro a abril teve um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, o secretário estadual explicou que, embora a intervenção tenha sido decretada em fevereiro, somente no final de março, após a reestruturação do gabinete de intervenção e a troca dos comandos da Polícia Civil e da Polícia Militar, o trabalho integrado para o combate à criminalidade foi efetivamente iniciado.
  • General Richard Nunes em Campos

    General Richard Nunes em Campos

  • General Richard Nunes em Campos

    General Richard Nunes em Campos

  • General Richard Nunes em Campos

    General Richard Nunes em Campos

  • Secretário de Segurança Pública, Richard Nunes

    Secretário de Segurança Pública, Richard Nunes

— Trabalho de maneira integrada, inclusive com a participação do Ministério Público, tanto nas investigações para a elucidação de crimes como no patrulhamento para evitar a letalidade. Atuamos fortemente no combate ao roubo de veículos e tivemos uma redução de 13% em maio, em relação a março. Também atuamos contra o roubo de cargas, o que ajuda na recuperação da atividade econômico do estado do Rio. Na questão da letalidade violenta, o combate vem a reboque. Quando atuamos em cima de roubo de veículos, por exemplo, reduzimos o índice de latrocínios. A única forma de darmos conta disso tudo é com efetivo e ações estratégicas. Exemplo de medidas, com efeitos a médio e longo prazo, é a retomada do Regime Adicional de Serviço, um reforço importante nos efetivos de ambas polícias —declarou.
Exército na rua também em Campos – Como forma de amenizar o problema de efetivo reduzido de policiais em todo o estado, o general citou o Regime Adicional de Serviço (RAS), que funciona como uma espécie de hora-extra, mantendo o policial mais tempo no trabalho e evitando que ele tenha de executar algum trabalho paralelo ou os famosos “bicos”. Na última semana, ele fez visita semelhante a Angra dos Reis e Volta Redonda. No primeiro município, nove policiais militares foram incluídos no RAS e, no segundo, 15.
Ainda com relação a efetivo e trabalho integrado, Nunes apontou a possibilidade de parceria com a 2ª Companhia de Infantaria do Exército (antigo 56º Batalhão de Infantaria), instalado em Guarus, região que concentra o maior índice de crimes em Campos, especialmente homicídios. “Macaé também tem uma companhia e o Exército pode atuar em operações integradas perfeitamente”, afirmou, acrescentando que 12 novas viaturas foram direcionadas ao 8º BPM, que atualmente conta com 48 e destacando, como exemplo, a reforma de 134ª Delegacia do Centro com verbas oriundas de ações trabalhistas.
Depois de Campos, o general iria para Macaé, conhecer o 32º BPM e a 123ª Delegacia de Polícia. “Vim enxergar de perto o problema da região e conversar com as autoridades policiais. A segurança pública aponta os problemas desde a base. Temos hoje uma sociedade permissiva, com vários problemas tolerados em determinado momento e que, depois, acabaram tendo efeito na segurança. A sociedade também, de mãos dadas com os órgãos de segurança pública, tem um papel muito importante a desempenhar na solução dessa questão da criminalidade”, concluiu.
A visita também foi acompanhada pelo deputado estadual Bruno Dauaire (PRP), pelos vereadores Thiago Ferrugem (PR), Cabo Alonsima (PTC), e Thiago Godoy, além de demais autoridades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

    Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação