Comunidade resgata Festa do Divino
11/05/2018 21:49 - Atualizado em 15/05/2018 14:00
Messias Correa - Divulgação
Neste domingo (13), na cidade de Varre Sai, a Paróquia de Nossa Senhora das Graças, da Administração Apostólica São João Maria Vianey, realiza a tradicional Festa do Divino Espírito Santo. A programação começa com a procissão saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida, às 9h, com destino a Matriz Nossa Senhora das Graças para a celebração da missa e o desfile de máquinas agrícolas.
Tomé Peregrini recorda a tradição iniciada há 30 anos pelo Padre Antonio de Siqueira que realizou duas festas do Divino na cidade. Desde, então, a festa ficou apenas na lembrança dos moradores.
Na ocasião, Tomé foi Imperador. Atualmente, a Imperatriz e o Imperador são sua filha e seu sobrinho, mantendo na família a preservação desse legado cultural e religioso.
— Ainda guardo na lembrança o dia que fui Imperador na Festa do Divino. Já faz mais de 30 anos. Eu fui o último, ainda com o Padre Antonio Siqueira. Ano passado, minha filha, Iolanda Filomena Grilo Pelegrini, foi a Imperatriz, e meu sobrinho, Miguel Tobias Medeiros Pelegrinio, o Imperador da festa. Senti uma alegria muito grande em poder fazer parte dessa história — disse Tomé Pelegrini.
É uma tradição que mobiliza a cidade e atrai visitantes de toda a região. Os preparativos começaram dias antes com a bênção e envio das Bandeiras do Divino, que visitam as casas dos moradores. Nesses dias, a Bandeira do Divino visita as casas e cada família amarra uma fita ao mastro e elas são queimadas em uma grande fogueira no final da festa.
Na opinião do cantor Toni Rampazzio, o resgate e a preservação da cultura são importantes para a cidade. A tradição religiosa é muito forte na cidade e a Festa do Divino tem grande apelo religioso e popular.
— Em uma era onde pessoas vivem de vídeos e fotografias do mundo digital, nada melhor do que presenciarem estas relíquias culturais. A Festa do Divino é de origem lusitana e foi se expandido por vários estados brasileiros. Aqui em Varre-Sai, o saudoso Padre Antônio Alves de Siqueira foi um grande incentivador para continuar esta tradição. A festa ficou durante um bom tempo esquecida, mas agora voltou com força total. É importante vivenciar este momento religioso e cultural, que traz informações aos jovens desconhecedores. É como abrir um livro de história e representar ao vivo — ressalta Toni.
Messias Correa - Divulgação
Já Lucimere Moraes Tupini diz que “a religiosidade do povo é grande! A maioria é descendente de italianos! Seguimos com fervor as comemorações da igreja católica. Quanto a Festa do Divino, começa com visita da Bandeira do Divino em todas as residências. No dia principal da festa tem uma programação extensa: missas, procissão, leilão, praça de alimentação etc. A importância está no fervor, na integração, enfim, na religiosidade do povo”.
Emoção e expectativas para o casal que vai representar este ano o Imperador e a Imperatriz. Isabela de Fátima Celebrini, 13 anos, e Leoni Benito Pelegrini Paulante, de 12 anos, estão contando os dias para viver a experiência religiosa popular, tradição que está sendo resgatada.
— A solenidade de Pentecostes é marcante para toda a igreja. E o fato de nossa Paróquia celebrar de maneira tão devota esta festa, nos enche de alegria! A Isabella sempre gostou de participar das comemorações da Igreja. Estamos felizes por ela ser a Imperatriz — disse Isabel Celebrini, mãe da jovem. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Loja Top 20 é inaugurada no Centro de Campos

    Uma grande fila de consumidores foi registrada no entorno do novo comércio

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação

    Charbell Kury deixa cargo de subsecretário de Vigilância em Saúde de Campos

    Anúncio foi feito pelo prefeito Wladimir na noite desta segunda; Charbell deixará função por motivos pessoais