Licitação para iluminação adiada
Suzy Monteiro 27/04/2018 10:41 - Atualizado em 30/04/2018 17:12
Serviço de troca de lâmpada já vem sendo feito de maneira emergencial
Serviço de troca de lâmpada já vem sendo feito de maneira emergencial / Divulgação - Supcom
A novela em que se tornou a licitação para contratação de empresa para serviços de iluminação pública em Campos teve mais um capítulo. Após três empresas apresentarem pedido de impugnação, a Prefeitura adiou o pregão. O adiamento foi publicado no Diário Oficial (DO) dessa quinta-feira (26), mesmo dia em que seria realizado o pregão. Em nota, a Superintendência de Comunicação do município informou que o edital será republicado.
O DO trouxe Aviso de adiamento de licitação, assinado pelo pregoeiro José Dalton de Souza Pinto Filho. Segundo a publicação, a “sessão para a realização da licitação, na modalidade Pregão Presencial de nº 041/2017, conforme discriminado abaixo, marcada para o dia 26 de abril de 2018, às 10h (dez horas), está adiada sine die por falta de tempo hábil para análise das peças impugnatórias”.
A licitação é para contratação de empresa de engenharia especializada na execução dos serviços de gestão do sistema de iluminação pública e serviços de engenharia, com o fornecimento de mão de obra e todos os materiais necessários à execução.
Em nota a Superintendência informou: “Três empresas entraram com impugnação de edital e, por terem entrado próximo à data que aconteceria o pregão, foi necessário adiar o certame para apreciação do conteúdo impetrado na prefeitura. O edital será republicado na próxima semana. Não procede a informação de que as exigências estariam fora da NR12 ou qualquer outra manifestação de irregularidades com o edital, visto que já foi apreciado pelo TCE-RJ”.
No entanto, segundo o empresário Robson Santos Ribeiro, proprietário da Talimaq — uma das empresas que apresentou a impugnação — inadequação à Norma Regulamentadora (NR) 12 foi um dos quatro itens apresentados no pedido. A NR 12 qualifica equipamentos para trabalhar em altura, o que, no entendimento do empresário, não estaria sendo devidamente observado.
— Apresentamos a impugnação na Prefeitura de Campos, mas também no TCE e no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro) — explicou o empresário.
Desde o início do governo Rafael, as reclamações foram muitas sobre a deficiência de iluminação. A licitação foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e por meses não houve reposição de lâmpadas. Também no ano passado, a Câmara aprovou o reajuste da taxa de iluminação, que gerou mais reclamações ainda.
O edital foi liberado pelo TCE no último dia 10 de abril, após cumprimento por parte do poder público municipal de todas as adequações recomendadas. O valor do contrato a ser firmado será de R$ 13.771.994,36.
Porém, antes mesmo da autorização do Tribunal de Contas para realização de nova licitação, o trabalho de reposição de lâmpadas em vários pontos já vem sendo feito, de maneira emergencial. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Dois campistas aparecem na lista de mortos em megaoperação do RJ

    Os nomes dos dois homens, de 18 e 32 anos, estão relação divulgada nesta sexta pela Cúpula da Segurança Pública do RJ

    Morre motociclista que se envolveu em acidente com ônibus na avenida 28 de Março, em Campos

    A vítima, de 33 anos, chegou a ser socorrida para o HFM, mas não resistiu; acidente aconteceu na tarde desta quinta em frente ao Isepam

    Colisão entre van e caminhão deixa feridos na BR 101, em Travessão

    Acidente aconteceu na tarde desta quarta; van envolvida no acidente é do transporte alternativo de Campos

    Homem morre após cair do alto de pousada em Campos

    Acidente foi registrado nesta terça-feira (28), no Jóquei; PM está no local e perícia já esteve na área

    Prisão da ex-vereadora Marcelle Pata em debate

    Caso da ex-vereadora campista reacende questão sobre racismo estrutural e legislação antidiscriminatória brasileira