Audiência debaterá permanência de fórum
26/04/2018 20:03 - Atualizado em 27/04/2018 14:10
Folha da Manhã
A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos (PSB), anunciou a realização de uma audiência pública pela permanência da comarca de SFI dentro da campanha “O Fórum é Nosso! A Justiça é Para Todos!”, lançada pelo município. O evento, que contará com a participação de autoridades e representantes de diversas entidades, será realizado no próximo dia 14 de maio, às 18h, na Câmara Municipal, na Praça dos Três Poderes, no Centro.
O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), em rádio local, quando a prefeita falou sobre um projeto do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que visa acabar com algumas comarcas fluminenses, incluindo a de SFI.
Francimara, que desde o final do ano passado expressou contrariedade com a possibilidade, destacou o engajamento de diversos setores da municipalidade e afirmou que vem tentando marcar uma reunião com a presidência do TJ-RJ, mas a resposta obtida até o momento é de que o agendamento não está disponível para o tema. “Não é um problema da prefeitura, mas é do município. Então temos que nos mobilizar, caso isso aconteça será uma perda e um retrocesso muito grande”, argumentou.
Segundo a prefeita, na audiência pública do dia 10 de maio haverá a presença maciça da população, de associações de moradores, representantes de classes, autoridades municipais, estaduais e federais. Além disso, a prefeita viajará no dia 2 de maio para Brasília, onde, entre outras demandas, reivindicará apoio para a permanência da comarca de SFI.
Participaram também da entrevista a procuradora-geral de SFI, Eliza Abud; o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo; a subsecretária Municipal de Controle Interno, Rita Alexim; e o chefe do gabinete, Jorge Raul.
Eliza Abud ressaltou que a Comarca de SFI contém um acervo de mais de 50 mil processos, que seriam transferidos para outro município, dificultando o acesso dos moradores à Justiça. Paralelo a isso, Rita Alexim considerou que o prejuízo para o município seria imensurável. Já Fagner Azeredo, relatou os obstáculos financeiros enfrentados pelos assistidos pelo órgão, impedindo o custeamento de passagens para cidades vizinhas para tratar de assuntos jurídicos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Homem é encontrado morto com mãos amarradas próximo à usina São João, em Campos

Homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (3), na Estrada do Sem Terra, sentido Brejo Grande

Após cancelamento da Fepe, Fundação Cultural de Campos repudia decisão da CDL

Em nota divulgada neste sábado (4), FCJOL afirma que cancelamento é decisão exclusiva da CDL e destaca que alternativas propostas pelo município não foram consideradas

Pesquisadora sofre acidente em trilha de Campos, passa a noite em mata e é resgatada

Ela foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado após acidente em uma trilha na região do Imbé

Família vive momentos de terror durante assalto em Campos

Os assaltantes levaram R$ 92 mil em dinheiro, além de diversos objetos e um carro

Corpo de adolescente encontrado no Rio Paraíba é velado em Campos

Carlos Rafael tinha 15 anos e está sendo velado na Capela São José, no Cemitério do Caju; ele morreu nessa terça-feira após se afogar no rio