Festa da Penha reafirma devoção
Mário Sérgio Júnior 07/04/2018 14:31 - Atualizado em 09/04/2018 18:50
Procissão fluvial acontece neste domingo
Procissão fluvial acontece neste domingo / Foto: Paulo Pinheiro
A tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Atafona, tem atraído diversos devotos à santa, que homenageiam sua imagem através da fé. Desde o último dia 1º, a programação religiosa tem movimentado a praia de São João da Barra, que também conta com eventos recreativos e culturais que foram iniciados no dia 6. Nesse sábado, o destaque da programação foi a elevação do Santuário de Nossa Senhora da Penha, com missa campal que foi celebrada pelo bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Já neste domingo (8), a expectativa é pela procissão fluvial, com saída prevista para às 15h30 do Cais do Imperador. A festa termina na segunda-feira (9), quando acontece a tradicional procissão terrestre, que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Uma novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica.
O bispo Dom Roberto Francisco destaca que Atafona é um lugar belo, sagrado e densamente emblemático para uma ecologia integral, em defesa da vida e para despertar a consciência cristã no empenho para o cuidado das pessoas e das criaturas.
— A criação do Santuário da Penha revela a importância espiritual e pastoral deste local de peregrinação no litoral da baixada. Um santuário é o lugar de essencial do encontro com Deus, das mariofanias, neste caso de experimentar a proteção e a intercessão da mãe de Jesus, com o título de Nossa Senhora da Penha. Embora esta devoção esteja ligada ao encontro da imagem nas montanhas ou serras espanholas, a mensagem se aplica também as inúmeras provações dos pescadores em sua luta por uma vida digna, pelo sustento de sua família para vencer a hostilidade e perseguição da serpente do mal — ressaltou Dom Roberto.
Festa da Penha
Festa da Penha / Foto: Paulo Pinheiro
Além da programação religiosa, nesse sábado os moradores e turistas também aproveitaram as atividades recreativas, esportivas e culturais. A corrida rústica, de barco à vela e a luta sobre cavalete no rio Paraíba foram as atrações do dia. À noite ficou por conta da recreação “Quem é o anjo?” e dos shows das bandas Fx, Catukaí e os Manos do Forró.
Neste domingo acontece a prova de ciclismo, às 9h; o pega pato no Paraíba, às 13h30; e o cabo de guerra para mulheres, às 14h. À noite, os shows começam a partir das 21h, com a banda A Barca do Forró. Depois, a cantora Larice Barreto sobe ao palco, às 23h e em seguida, à 1h, o grupo Swing Moleque agita o público.
Na segunda-feira, último dia de festividade, acontece o concurso de tarrafa, às 13h; cabo de guerra para homens, às 14h; e o tradicional pau de sebo, às 15h. O show de encerramento será da banda Deloreon, às 22h.
A festa de Nossa Senhora da Penha é realizada pela Irmandade da Padroeira, com apoio da com a Prefeitura de São João da Barra.
  • Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

    Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

  • Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

    Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

  • Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

    Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Homem é encontrado morto com mãos amarradas próximo à usina São João, em Campos

Homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (3), na Estrada do Sem Terra, sentido Brejo Grande

Após cancelamento da Fepe, Fundação Cultural de Campos repudia decisão da CDL

Em nota divulgada neste sábado (4), FCJOL afirma que cancelamento é decisão exclusiva da CDL e destaca que alternativas propostas pelo município não foram consideradas

Pesquisadora sofre acidente em trilha de Campos, passa a noite em mata e é resgatada

Ela foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado após acidente em uma trilha na região do Imbé

Família vive momentos de terror durante assalto em Campos

Os assaltantes levaram R$ 92 mil em dinheiro, além de diversos objetos e um carro

Corpo de adolescente encontrado no Rio Paraíba é velado em Campos

Carlos Rafael tinha 15 anos e está sendo velado na Capela São José, no Cemitério do Caju; ele morreu nessa terça-feira após se afogar no rio