Lixo em terreno baldio causa problemas para moradores e escola em Goitacazes
Jonatha Lilargem 26/04/2018 13:17 - Atualizado em 27/04/2018 13:53
Um terreno abandonado, localizado na rua Dário Canela Tavares, na Linha do Limão, no distrito de Goitacazes, é alvo de reclamação dos moradores. A área, que fica próxima ao Ciep, está com mato alto, galhos jogados e uma grande quantidade de lixo. A sujeira atrai ratos, mosquitos e moscas, que já começaram a invadir as casas e até escola.
Gilmara Medeiros é moradora da região há 36 anos. Ela contou que a situação do terreno está cada vez pior e que acontece há quase um ano. Na casa onde ela mora, vivem quatro pessoas, incluindo uma criança de cinco anos. "Estamos muito insatisfeitos. Eu me sinto abandonada. A Prefeitura de Campos não toma atitude e, por isso, estamos nesta situação. Precisamos que uma equipe venha aqui para cortar o mato, para não ficarmos a mercê dos ratos. E não é só aqui na Dário Canela Tavares que o problema existe, não. Vários bairros da cidade estão assim, ouço pessoas de outros locais reclamando", disse.
Uma funcionária do Ciep, que preferiu não ter o nome divulgado, contou que, se não estivesse havendo limpeza com frequência na instituição, o local estaria com muitos mosquitos. "Eles entram aqui direto. Nós temos uma equipe muito eficiente na parte da limpeza. Por isso, o número de mosquitos é reduzido. Estamos em uma escola e precisamos prevenir os alunos. Eles podem acabar pegando alguma doença, assim como nós, que trabalhamos aqui. Algo precisa ser feito", afirmou.
Contatada pela Folha, a superintendência de Postura informou que a ocorrência já está protocolada no órgão e que “quem for flagrado despejando irregularmente lixo, a multa ministrada prevista do Código de Postura, artigo 40, é a partir de 25% do salário mínimo e pode alcançar 10 salários mínimos, dependendo de quantidade de entulho ou recorrência da infração. Através do número (22) 98168-3645, a população pode denunciar à Postura o descarte irregular para que as devidas multas sejam aplicadas, uma vez que estejam visíveis dados identificadores, como placa de veículos usados durante a infração. O Código prevê ainda que ao infrator pode ser determinada a limpeza do local. Em caso de descarte dentro de terrenos, o órgão realiza notificação ao proprietário do terreno para a limpeza do mesmo. Quando a notificação não for possível de forma presencial, será feita através de publicação em Diário Oficial, para que a limpeza seja feita dentro de 30 dias. Caso o proprietário não execute no prazo, é encaminhada para a superintendência de Limpeza Pública e o custo é lançado como Dívida Ativa em nome do proprietário, sendo acrescentado 20% em cima do valor, a título de multa”.
Já a superintendência de Limpeza Pública informou que segue cronograma de atendimento para realização de serviços de limpeza e vem percorrendo pontos do município para avaliação dos trabalhos a serem executados em cada local. “A coleta de lixo domiciliar vem acontecendo de forma regular nos bairros, sendo realizada diariamente na região central”. Ainda segundo o órgão, quem for flagrado descartando irregularmente lixo e entulho nas ruas fica sujeito a penalidades previstas na legislação municipal, a Lei 8.232/2011, que trata da Política Municipal de Resíduos Sólidos. Em casos de flagrante de descarte irregular, a população pode entrar em contato com o telefone (22) 98175-1882 para tomada de providências cabíveis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Homem é encontrado morto com mãos amarradas próximo à usina São João, em Campos

Homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (3), na Estrada do Sem Terra, sentido Brejo Grande

Após cancelamento da Fepe, Fundação Cultural de Campos repudia decisão da CDL

Em nota divulgada neste sábado (4), FCJOL afirma que cancelamento é decisão exclusiva da CDL e destaca que alternativas propostas pelo município não foram consideradas

Pesquisadora sofre acidente em trilha de Campos, passa a noite em mata e é resgatada

Ela foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado após acidente em uma trilha na região do Imbé

Família vive momentos de terror durante assalto em Campos

Os assaltantes levaram R$ 92 mil em dinheiro, além de diversos objetos e um carro

Corpo de adolescente encontrado no Rio Paraíba é velado em Campos

Carlos Rafael tinha 15 anos e está sendo velado na Capela São José, no Cemitério do Caju; ele morreu nessa terça-feira após se afogar no rio