Sem tomógrafo, HFM manda pacientes graves para exame no HGG
Verônica Nascimento 18/04/2018 13:42 - Atualizado em 19/04/2018 16:56
Hospital Ferreira Machado (HFM)
Hospital Ferreira Machado (HFM) / Folha da Manhã
A Folha recebeu denúncia de um leitor, que informou que o Hospital Ferreira Machado (HFM) está há alguns dias sem realizar tomografia nos pacientes por conta de defeito no equipamento. “Um absurdo inaceitável um hospital, que é referência regional em trauma, estar sem tomógrafo”, comentou o leitor, que preferiu não se identificar. O problema é antigo e vem se arrastando nos últimos anos, passando também pelos governos dos últimos prefeitos, Rosinha Garotinho e Rafael Diniz.
A principal preocupação do leitor são os pacientes com quadros mais graves. Com o tomógrafo com defeito, o HFM estaria encaminhando esses pacientes para a tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG).
A informação foi confirmada pela superintendência do Hospital Ferreira Machado. Em nota, o órgão esclareceu que “um problema foi detectado em uma peça do tomógrafo” e acrescentou: “Uma nova peça já foi comprada e a unidade aguarda o técnico da empresa responsável pela manutenção do equipamento fazer a instalação. Os pacientes que necessitam fazer o exame estão sendo encaminhados para o Hospital Geral de Guarus com total segurança, sem prejudicar ou agravar a recuperação dos mesmos”.
Ainda segundo a superintendência, a previsão de reparo do tomógrafo é para esta quinta-feira (19).
Esta não é a primeira vez que problemas de manutenção pararam o atendimento com o tomógrafo no HFM. Em janeiro de 2015, ainda no governo Rosinha, o tomógrafo chegou a ser alvo de vandalismo, de acordo com a secretaria de Saúde, à época. Em maio do mesmo ano, o aparelho voltou a quebrar, deixando os pacientes sem atendimento por mais de 15 dias. Na ocasião, outro velho problema da unidade, o elevador, também estava parado.
No ano anterior, o tomógrafo móvel do Governo do Estado teve que ser acionado para auxiliar a emergência do maior hospital do Norte Fluminense por causa de problemas no funcionamento.
No final do ano passado, já sob a administração de Rafael, o tomógrafo voltou a ser dor de cabeça para quem precisava de atendimento no HFM. O aposentado Claudomiro Alves Nunes, de 81 anos, procurou a Folha da Manhã para dizer que precisava fazer uma tomografia da coluna cervical com urgência, mas ficou mais de três meses sem conseguir o atendimento.
À época, a direção do HFM informou que o equipamento voltara a funcionar no dia 5 de dezembro, e que iria realizar manutenção no tomógrafo do Hospital Geral de Guarus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Loja Top 20 é inaugurada no Centro de Campos

    Uma grande fila de consumidores foi registrada no entorno do novo comércio

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação

    Charbell Kury deixa cargo de subsecretário de Vigilância em Saúde de Campos

    Anúncio foi feito pelo prefeito Wladimir na noite desta segunda; Charbell deixará função por motivos pessoais