O Circuito Religioso de São João Barra, cuja celebração começou na sexta-feira passada, segue ao longo da Semana Santa. Nesta segunda-feira, na igreja matriz de São João Batista, aconteceu o Ofício de Trevas. Já nesta terça, após missa às 18h30, acontece a procissão do Fogaréu, com saída da igreja de São Pedro, às 20h. A programação envolve a Prefeitura de São João da Barra, Paróquia São João Batista e as irmandades do Santíssimo Sacramento, São Pedro, São Benedito, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Penha.
De acordo com a tradição católica, o Ofício de Trevas é um dos temas mais emocionantes que marcam a liturgia da Semana Santa. Durante este ofício, todas as luzes da igreja são apagadas. Há um candelabro com 15 velas representando os 150 salmos da Bíblia. À medida em que os salmos são cantados, as velas são apagadas e apenas uma fica acesa, que simboliza a luz de Cristo e a esperança na sua ressurreição.
Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, com a implementação do segmento turismo religioso, saem ganhando os turistas, que passam a contar com mais um atrativo anual na região, comerciantes e ambulantes, pela oportunidade de geração de trabalho e renda e, também, os moradores, pela alternativa de entretenimento e lazer. “A ideia é, de uma forma mais organizada e planejada, desenvolver uma melhor gestão do turístico religioso, estabelecendo metas a partir da identificação da oferta e das características e variáveis da demanda”, declarou.
Ao longo da semana também haverá missas, peregrinações, romarias, visitas históricas e espetáculos na sede do município como o Auto da Paixão de Cristo, que está marcado para acontecer na sexta-feira, na praça São João da Batista, às 22h. Em Barcelos também terá encenação, às 20h, na Escola Municipal Elysio Magalhães.
Além do dinheiro, outros pertences foram roubados da casa do empresário, que é do ramo da construção civil, como joias, celulares e até pássaro; suspeitos ainda não foram identificados pela Polícia