A Agência da Capitania dos Portos e a Prefeitura de São João da Barra fizeram a entrega, nesta quinta-feira (8), no auditório municipal, de 28 certificados do curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). O objetivo foi promover a capacitação para atuação na segurança do tráfego aquaviário junto à Marinha do Brasil.
Secom - SJB
“Através dessa parceria capacitamos os agentes da Defesa Civil e da Guarda Civil para conduzir embarcações no apoio e suporte à Marinha em eventual calamidade pública e ação de redução de danos relacionados com sinistros marítimos e fluviais, proporcionando uma maior segurança para a população”, discursou o vice-prefeito Alexandre Rosa, agradecendo à Capitania dos Portos e parabenizando os formandos.
Para o agente da Capitania dos Portos, capitão-tenente Luciano Ivan Duro, esse curso é de vital importância na preparação de forças auxiliares e demais instituições coirmãs em atuações na segurança do tráfego aquaviário. “Essa qualificação, ocorrida entre 21 e 24 de novembro de 2017, enriqueceu o currículo de todos os participantes e contribuiu para um verão tranquilo sem registro de acidente aquático fatal”, detalhou.
Entre os formandos estavam 10 agentes da Guarda Civil Municipal de São João da Barra, sendo 5 do Grupamento Ambiental; 6 da Defesa Civil; 2 do Corpo de Bombeiros; 5 da Guarda Civil Municipal de São Francisco de Itabapoana e 5 do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag/Inea).
Salvatagem, primeiros socorros, combate a incêndio, comunicações marítimas, interpretação de carta náutica, regras de balizamento utilizadas em rio e mar, convenções navais, navegação, entre outros temas foram abordados no curso que teve duração de 40 horas. (A.N.)
As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros
Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação