Público se emociona com documentário sobre Caetano
Celso Cordeiro Filho 29/03/2018 16:49 - Atualizado em 01/04/2018 13:30
Marcelo Sampaio apresentou ENTITY_quot_ENTITYCirculadô de Fulô
Marcelo Sampaio apresentou ENTITY_quot_ENTITYCirculadô de Fulô / Rodrigo Silveira
“É uma das cenas mais bonitas de toda a cinematografia mundial”. Assim se expressou o professor e pesquisador cultural, Marcelo Sampaio, logo após a exibição, nessa quarta-feira (28), no Cineclube Goitacá, do documentário “Circuladô de Fulô”, de José Henrique Fonseca e Walter Salles, quando Caetano Veloso apresenta seu filho Zeca ao Tempo — um baobá, que representa a Árvore do Tempo, no terreiro de Menininha de Gantois, em Salvador (Bahia). “A cena é maravilhosa e me tocou muito. Aliás, todo o documentário é emocionante”, acrescentou.
Na sua estreia mundial, como Marcelo faz questão de ressaltar em tom jocoso, uma vez que não havia sido exibido em sala de cinema, o Cineclube Goitacá teve a primazia de exibir o filme que marca os 50 anos do cantor e compositor Caetano Veloso. “A cópia tem uma série de imperfeições técnicas e, por isso mesmo, é histórica. Aqui, nessa noite, estamos tendo o privilégio de assistir uma obra que estava restrita a poucos”, disse. Como vai fazer uma série de palestras sobre a obra de Caetano, a equipe da produtora Paula Lavigne disponibilizou o documentário para exibição no Cineclube Goitacá.
Inicialmente, são mostradas cenas da infância e juventude de Caetano Veloso em Santo Amaro da Purificação, interior da Bahia, onde nasceu. Uma delas também marcante é quando Caetano acompanha ao violão sua mãe, Dona Canô, cantar velhas canções. “Enfim, é um momento de total integração de sensibilidades”, salientou. Já em Salvador, em 1992, Caetano apresentou o show “Circuladô de Fulô”, que serve de pano de fundo para apresentação de sua vida e obra. Há cenas mostrando o período do exílio em Londres (Inglaterra), juntamente com Gilberto Gil, quando Caetano fala sobre a visita de Roberto Carlos. Ele chorou muito quando Roberto apresentou a música “As Curvas da Estrada de Santos”, que acabara de fazer. Tocado pelo fato, Roberto retorna ao Brasil e faz a antológica “Debaixo dos Caracóis de seus Cabelos” em homenagem a Caetano. O público, ao final da sessão, aplaudiu entusiasticamente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

    Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação