Culto e exposição no aniversário de Campos
Jhonattan Reis 27/03/2018 17:11 - Atualizado em 28/03/2018 15:47
Campos dos Goytacazes comemora, nesta quarta-feira (28), os 183 anos de sua elevação de vila à categoria de cidade. Para celebrar a data, o município fará cerimônia com hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional e da cidade a partir das 8h30. As canções serão executadas pela banda da Guarda Civil Municipal, na sede da Prefeitura. Após o hasteamento, será realizado um culto ecumênico com as presenças do prefeito, Rafael Diniz, e da vice-prefeita, Conceição Sant’Anna, além de secretários, superintendentes, servidores e demais autoridades, sendo que estarão presentes líderes de diversas religiões.
O Museu Histórico abre também nesta quarta a exposição interativa “No Trilho da História”. A história de Campos é contada através de um jogo de tabuleiro, formado a partir de perguntas e respostas envolvendo aspectos históricos e culturais do município. Visitas de alunos já estão agendadas para este dia. O Museu estará funcionando das 10h às 17h.
— Essa é uma forma didática e lúdica de ensinar a história de Campos. No jogo de tabuleiro, cada participante se torna o pino que vai percorrendo o trilho. A exposição está em uma sala ilustrada com fotos antigas de Campos e onde também simulamos o petróleo, que faz parte do ciclo econômico de Campos, após a cana-de-açúcar — explica a gerente do Museu, a historiadora Graziela Escocard.
Campos dos Goytacazes
Campos dos Goytacazes / Rodrigo Silveira
E Campos — que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), possui população de quase 500 mil habitantes, sendo a mais populosa cidade do interior fluminense e tem a maior extensão territorial do estado do Rio de Janeiro — tem história para contar. As terras dos índios goitacazes começaram a ser colonizadas pelos portugueses no ano de 1627, com a chegada dos “sete capitães”. O território pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, 50 anos depois, em 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos.
Em 1833, foi criada a Comarca de Campos e, dois anos depois, mais precisamente num dia 28 de março, a vila foi elevada à categoria de cidade com o nome de Campos dos Goytacazes, dando início ao progresso na região. A implantação de energia elétrica ocorreu na era de Dom Pedro II, no ano 1883. Por ter sido uma cidade de grande importância, e também por conter uma usina termoelétrica a vapor, Campos foi a primeira cidade a receber energia elétrica do Brasil e da América Latina.
A historiadora e professora Sylvia Paes lembrou da diferença entre a data de fundação e de elevação de vila à categoria de cidade.
— Há uma confusão grande entre a data de fundação, que é 29 de maio, e o dia de comemoração da elevação à categoria de cidade, 28 de março. E é formidável comemorar esta data, de 28 de março. Ela é importante porque é a lembrança de que a vila cresceu e se transformou num espaço econômico, social e político bastante atrativo para a então província do Rio de Janeiro, hoje Estado do Rio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Homem é encontrado morto com mãos amarradas próximo à usina São João, em Campos

Homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (3), na Estrada do Sem Terra, sentido Brejo Grande

Após cancelamento da Fepe, Fundação Cultural de Campos repudia decisão da CDL

Em nota divulgada neste sábado (4), FCJOL afirma que cancelamento é decisão exclusiva da CDL e destaca que alternativas propostas pelo município não foram consideradas

Pesquisadora sofre acidente em trilha de Campos, passa a noite em mata e é resgatada

Ela foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado após acidente em uma trilha na região do Imbé

Família vive momentos de terror durante assalto em Campos

Os assaltantes levaram R$ 92 mil em dinheiro, além de diversos objetos e um carro

Corpo de adolescente encontrado no Rio Paraíba é velado em Campos

Carlos Rafael tinha 15 anos e está sendo velado na Capela São José, no Cemitério do Caju; ele morreu nessa terça-feira após se afogar no rio