MPF apura se Pezão cometeu crime ao indicar Albertassi
31/01/2018 19:49 - Atualizado em 01/02/2018 15:33
Luiz Fernando Pezão
Luiz Fernando Pezão / Antonio Cruz/Agência Brasil
Ministério Público Federal (MPF) pediu autorização ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar se o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) cometeu crime na nomeação de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão pediu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) que o processo da operação Cadeia Velha tenha partes dos autos copiadas e remetidas ao STJ.
Em depoimentos ao MPF, os conselheiros substitutos Andrea Siqueira Martins, Marcelo Verdini Maia e Rodrigo Melo do Nascimento afirmaram que não eram os autores da carta onde teriam desistido de uma vaga em aberto no TCE. Os três atribuíram o documento ao deputado estadual Edson Albertassi (PMDB), indicado ao cargo por Pezão no final do ano passado e preso na operação Cadeia Velha junto com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (PMDB) e o ex-presidente Paulo Melo (PMDB).
Verdini e Melo acrescentaram que nunca desistiram da vaga, mas se viram obrigados a assinar o documento por não terem como alcançar o cargo sem o apoio político da Alerj. A vaga disponível era da aposentadoria de Jonas Lopes de Carvalho, cujo preenchimento cabe a governadores. Até ser preso em novembro, Albertassi ocupava a liderança do governo Pezão na Alerj.
Para o MPF, os depoimentos de Martins, Verdini e Melo devem ser analisados pela Procuradoria-Geral da República, que atua junto aos tribunais superiores e ações relativas a autoridades com prerrogativa de foro nessas instâncias.
A solicitação foi encaminhada ao relator do processo, desembargador federal Abel Gomes. (A.N.) (A.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Mulher é encontrada morta após desaparecimento em Campos

    Familiares e amigos fizeram uma campanha após o desaparecimento

    Motociclista morre e mulher fica ferida após acidente em Campos

    Ela foi socorrida em estado grave para o Hospital Ferreira Machado

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas