Morre ex-ministro do Exército, o campista Carlos Tinoco Ribeiro Gomes
Aldir Sales 16/01/2018 22:13 - Atualizado em 17/01/2018 13:46
Velório do ex-ministro CarlosTinoco
Velório do ex-ministro CarlosTinoco / Paulo Pinheiro
Após velório no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, o corpo do campista, general do Exército e ex-ministro do Exército no governo de Fernando Collor de Melo (1990-1992), Carlos Tinoco Ribeiro Gomes, foi trazido para Campos e está sendo velado, na manhã desta quarta-feira (17), no Cemitério Campo da Paz. Familiares e amigos participaram de missa de corpo presente. Às 10h20, em cortejo com veículos e combatentes da 2ª Companhia de Infantaria do Exército, o corpo será levado para sepultamento, às 11h, no Cemitério do Caju. O general campista morreu na última segunda-feira (15), aos 90 anos, no Rio. 
De acordo com o Comando Militar do Leste (CML), Tinoco estava internado no Hospital do Exército. A causa da morte não foi divulgada. Ele deixa esposa, dois filhos e netos.
Os familiares de Carlos Tinoco também contaram que ele saiu de Campos aos 17 anos para servir às Forças Armadas. Em abril de 1946 ingressou na Escola Militar do Realengo. Chegou a condição de capitão em dezembro de 1953 e foi designado para o 1º Batalhão de Fronteira, em Foz do Iguaçu (PR), em 1958.
De acordo com biografia publicada pela Fundação Getúlio Vargas, Tinoco era partidário do movimento político-militar que depôs o presidente João Goulart em 1964. Como general de Exército, foi comandante do Comando Militar do Sudeste, com sede em São Paulo. Assumiu o Ministério do Exército em março de 1990, permanecendo no cargo até outubro de 1992.
Ao longo da carreira, o campista recebeu diversas condecorações civis e militares, nacionais e estrangeiras, exercendo inúmeras funções de destaque, como oficial de gabinete do ministro do Exército, chefia do Estado-Maior do 10º Regimento, em Fortaleza, comandante da 4ª Divisão do Exército, em Belo Horizonte.
Após a renúncia de Collor, em 1992, já com 12 anos de generalato, Carlos Tinoco passou para a reserva remunerada e retirou-se da vida pública. (A.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Homem é encontrado morto com mãos amarradas próximo à usina São João, em Campos

Homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (3), na Estrada do Sem Terra, sentido Brejo Grande

Após cancelamento da Fepe, Fundação Cultural de Campos repudia decisão da CDL

Em nota divulgada neste sábado (4), FCJOL afirma que cancelamento é decisão exclusiva da CDL e destaca que alternativas propostas pelo município não foram consideradas

Pesquisadora sofre acidente em trilha de Campos, passa a noite em mata e é resgatada

Ela foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado após acidente em uma trilha na região do Imbé

Família vive momentos de terror durante assalto em Campos

Os assaltantes levaram R$ 92 mil em dinheiro, além de diversos objetos e um carro

Corpo de adolescente encontrado no Rio Paraíba é velado em Campos

Carlos Rafael tinha 15 anos e está sendo velado na Capela São José, no Cemitério do Caju; ele morreu nessa terça-feira após se afogar no rio