Análise da água e do solo no 5º distrito
16/01/2018 17:13 - Atualizado em 17/01/2018 18:36
Laudo da empresa contratada pela secretaria de Agricultura de São João da Barra para análise da qualidade do solo e da água nas áreas dos proprietários rurais do 5º distrito mostrou todos os resultados enquadrados na classificação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Em relação à água, podem ser destinadas à irrigação das hortaliças consumidas cruas e de frutas que se desenvolvem rente ao solo, não havendo nenhum problema de salinização nas propriedades dos agricultores solicitantes.
Laudo mostrou resultados
Laudo mostrou resultados / Secom - SJB
O documento informa que, por ser arenoso, o solo apresenta nas análises de macro nutrientes características como acidez, baixa saturação de bases, baixos teores de argila e de matéria orgânica, estando diretamente ligados à sua condição natural, que diminui a permanência desses nutrientes. O estudo também verificou que foram encontrados fitoparasitas, potenciais destruidores de cultivos relacionados à presença de nematoides (que já dizimaram várias lavouras de goiaba no município).
De acordo com o secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, uma das formas para evitar a disseminação de nematoides e promover o fortalecimento do solo é o manejo de forma adequada. “As possíveis soluções para esses casos são as mudanças de práticas, manejo correto e rotação de cultura, além da assistência técnica, que a secretaria de Agricultura já disponibiliza para os agricultores, com equipe técnica, além do trabalho da patrulha mecanizada”, destacou.
A análise contou com coleta de água para averiguação dos dados microbiológicos, alcalinidade e investigação da existência de contaminação, além de recolhimento de amostra composta do solo para análise de fertilidade e presença de nematoides (micro-organismo que causam doenças nas plantas), entre outros estudos.
Laudo mostrou resultados
Laudo mostrou resultados / Secom - SJB
O trabalho teve início em julho de 2017 e foi uma resposta da secretaria aos pequenos produtores que alegavam queda na produção em virtude de uma possível salinização das terras da região. A coleta do material foi acompanhada pelo agrônomo da secretaria de Agricultura, Gustavo Perrout, e pelo engenheiro da Emater, Marcus Vinicius Freitas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Homem é encontrado morto com mãos amarradas próximo à usina São João, em Campos

Homicídio foi registrado na noite dessa sexta-feira (3), na Estrada do Sem Terra, sentido Brejo Grande

Após cancelamento da Fepe, Fundação Cultural de Campos repudia decisão da CDL

Em nota divulgada neste sábado (4), FCJOL afirma que cancelamento é decisão exclusiva da CDL e destaca que alternativas propostas pelo município não foram consideradas

Pesquisadora sofre acidente em trilha de Campos, passa a noite em mata e é resgatada

Ela foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado após acidente em uma trilha na região do Imbé

Família vive momentos de terror durante assalto em Campos

Os assaltantes levaram R$ 92 mil em dinheiro, além de diversos objetos e um carro

Corpo de adolescente encontrado no Rio Paraíba é velado em Campos

Carlos Rafael tinha 15 anos e está sendo velado na Capela São José, no Cemitério do Caju; ele morreu nessa terça-feira após se afogar no rio