Estado confirma mais uma morte por febre amarela
31/01/2018 21:24 - Atualizado em 01/02/2018 15:24
Mais uma morte por febre amarela foi confirmada no estado do Rio de Janeiro, elevando para 12 os óbitos, só este ano, entre as 33 confirmações da doença. A vítima é moradora de Sumidouro, na Região Serrana, onde existe grande concentração de casos, inclusive com uma morte registrada em Cantagalo, na divisa com o Noroeste Fluminense.
Para auxiliar os estados e municípios na realização da campanha de vacinação, o ministério da Saúde vai encaminhar aos estados R$ 54 milhões. Desse total, R$ 30 milhões são para o Rio de Janeiro. O ministério da Saúde, do ano de 2017 até o momento, encaminhou às Unidades Federadas, aproximadamente 58,9 milhões de doses da vacina, 12 milhões só para o Rio.
A adoção do fracionamento das vacinas pelo ministério da Saúde, desde a semana de passada, é apontada como medida preventiva e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), quando há aumento de epizootias — envolvendo macacos — e casos de febre amarela silvestre de forma intensa, com risco de expansão em cidades com elevado índice populacional. Segundo a OMS, a dose fracionada tem apresentado a mesma proteção que a padrão.
O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os outros confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão. O ministério ressaltou ainda que a doença é transmitida por meio de vetor (mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes no ambiente silvestre), por isso é repudiado qualquer ataque aos macacos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Empreendimento na Baixada deve gerar mais de 36 mil empregos diretos

    O loteamento de 8 milhões de metros quadrados foi apresentado ao prefeito Wladimir Garotinho

    Mulher que foi atropelada na BR 101 morre no Hospital Ferreira Machado

    A vítima, de 63 anos, teve trauma abdominal e parada cardiorrespiratória; a mulher andava pela rodovia quando foi atingida por um carro

    Sargento de folga é assassinado a tiros durante assalto em bar de Campos

    Ele estava em um bar no bairro Usina São João quando o local teria sido alvo de assaltantes na noite dessa sexta-feira (11)

    Feijoada da Folha reúne políticos, empresários e outros convidados de Campos e região

    A 32ª Feijoada do Grupo Folha de Comunicação aconteceu no último sábado (5), no Rancho Gabriela

    Washington Reis se lança a governador após Castro confirmar demissão

    Presidente do MDB afirmou que Wladimir seria vice dos sonhos e que está de braços para recebe-lo no partido