Situação da Uenf discutida em reunião
Jane Ribeiro 30/01/2018 23:03 - Atualizado em 31/01/2018 15:58
“A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) está sob ameaça, temos que preservá-la não só diante do que ela atua, mas para todo o Brasil”, essa foi a declaração feita pelo filósofo, professor da Universidade Harvard e ex-ministro Extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, ao gravar um vídeo em defensa da Uenf. A universidade está com suas atividades interrompidas desde agosto do ano passado. Nesta terça-feira, o Colegiado Executivo (Colex) da Universidade se reuniu com professores, alunos, representantes da Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf) e também do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para uma discussão aberta ao público sobre a situação atual da universidade. Entre os assuntos discutidos estavam o retorno imediato das aulas e o calendário acadêmico. O desafio do colegiado é transformar quatro semestres em apenas um ano.
Para Mangabeira, que é um renomado filósofo e teórico social brasileiro, para que o Brasil alcance o desenvolvimento é necessário um novo modelo de política regional. E na opinião dele a universidade é a grande transformadora da política regional orgânica e interna.
— Precisamos avançar rumo à economia do conhecimento, encontrando uma maneira de organizar essa economia de forma inclusiva, daí a importância da universidade regional e a Uenf está inserida neste contexto, tem todas as condições de ser a vanguarda do povo brasileiro. Acabar com a universidade estadual seria desperdiçar talentos e conhecimentos para o desenvolvimento do Brasil — declarou Mangabeira.
Quem também defende a retomada das atividades da Uenf são os alunos e alguns professores que compareceram a reunião e foram categóricos em afirmar que estão prontos para voltar à sala de aula. Eles defendem a tese de que o campus da Uenf deve se tomado novamente.
Maria Valéria Pires, que é mãe de um aluno, pediu a palavra e foi categórica em afirmar que o momento é de arregaçar as mangas e ir à luta. “Não podemos ficar parados e ver a Uenf se acabar. As questões pendentes de pagamentos estão sendo resolvidas, portanto é hora voltar com os trabalhos científicos, é hora de voltar para as salas de aula e mostrar que a universidade tem potencial e que não pode acabar”, disse ela.
Assembleia da Aduenf marcada para o dia 7
A presidente da Aduenf, Luciane Silva, questionou o fato de a reunião ter sido feita somente agora sabendo que muitos professores estão viajando. “Queremos deixar claro que os professores estão de férias e não puderam comparecer aqui hoje. Mas temos um calendário de reuniões que estamos seguindo. No próximo dia 7 teremos uma assembleia que a pauta tratará de informes e avaliação da greve e possivelmente serão discutidas questões relacionadas ao retorno das aulas”, informou.
Outro ponto discutido durante a reunião é o calendário de retorno às aulas. Segundo o reitor da Uenf, Luíz Passioni, haverá uma reunião no próximo dia 6 de fevereiro com a Câmara de Graduação que é responsável pela elaboração do calendário acadêmico. Em seguida, no dia 8 será apresentado no Colegiado Acadêmico que e quem aprova o calendário. “Temos uma grande desafio pela frente que é fazer quatro semestres em um ano. Várias propostas estão para serem apresentadas, mas quero deixar claro que colocar dois anos em um é completamente inviável. Agente precisa de um período mais longo para conseguir recuperar os dois semestres que foram perdidos”, informou o reitor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local