Ficha Limpa para Prefeitura é aprovada em 2º turno e segue para sanção de Rafael
28/11/2017 19:24 - Atualizado em 29/11/2017 14:48
Foi aprovada em segundo turno, na sessão desta terça-feira (28), a extensão da Lei da Ficha Limpa para os cargos comissionados da Prefeitura, proposta pelo vereador Jorginho Virgilio (PRP). Com a redação final também já concluída, o projeto de lei segue agora para sanção do prefeito Rafael Diniz (PPS), assim como já ocorreu em 11 de julho deste ano para os cargos da Câmara Municipal de Campos.
A lei teve sua aprovação por unanimidade nos dois turnos, assim como a Indicação Legislativa feita ao prefeito por Jorginho anteriormente. “Para que a efetiva aplicação da Ficha Limpa ocorra nos cargos da Prefeitura, o prefeito teve que enviar à Câmara o seu próprio Projeto de Lei semelhante ao indicado por nós. Desde quando propus esse projeto lá atrás, o prefeito se mostrou disposto a colocá-lo em prática. Agora, é esperar a sanção, o que deve acontecer em breve”, destacou.
Assim como ocorreu com a Lei municipal n° 8758/2017 para os cargos do Legislativo, o impedimento das nomeações em cargos comissionados da Prefeitura é de pessoas que tiveram condenações não só eleitorais, mas também por crimes ao patrimônio, contra o erário público, a vida, dignidade sexual, abuso de autoridade, restringindo inclusive os condenados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre outras tipificações.
— Sempre destaco que diante dos constantes escândalos que vivemos na política com condenações de autoridades nas três esferas dos poderes, precisamos mais do que nunca moralizar a administração pública. A adoção desses critérios representará ao cidadão campista clara mensagem de compromisso com a proteção da probidade administrativa — justificou Jorginho.
Os campistas vão poder ajudar na fiscalização, denunciando inclusive quem está ocupando cargo em desacordo com a Ficha Limpa. “Se identificadas as arbitrariedades, a Câmara tem o prazo de 90 dias para exonerar o indicado e o mesmo deve acontecer, após a sanção, para a Prefeitura”, completou o vereador. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação