Debate nacional acontece na FDC
Aldir Sales 08/11/2017 09:41 - Atualizado em 08/11/2017 09:41
Faculdade Direito de Campos
Faculdade Direito de Campos / Folha da Manhã
Com a aproximação da eleição presidencial em 2018 e a efervescência dos embates entre grupos políticos, a Faculdade de Direito de Campos (FDC) do Centro Universitário Fluminense (Uniflu) abre as portas nesta quarta-feira (8), a partir das 18h30, para o debate “Diálogos entre visões de esquerda e direita”. Mediado pelo jornalista e diretor de redação da Folha da Manhã, Aluysio Abreu Barbosa, o encontro terá a participação da cientista social Vanessa Henriques, do jornalista e servidor federal Ricardo André Vasconcelos, do bacharel em administração Igor Franco e do advogado e publicitário Gustavo Alejandro Oviedo. Para Aluysio, o evento “é um esforço coletivo para qualificar o debate com posições divergentes”.
— A discussão sobre o assunto ganhou força no blog, onde 11 colaboradores se revezam quinzenalmente para comentarem um assunto fixo escolhido coletivamente. E, há algumas semanas, o tema eleito foi “avanço da direita no Brasil”. A partir daí, o assunto cresceu e deu origem a uma série de reportagens aos domingos no jornal. O mérito todo pelo debate é do Igor, que sempre está engajado em discussões, em debates, e também do professor da FDC e advogado Rafael Crespo, que abraçou a ideia. Estarão presentes dois representantes das correntes de ideias de esquerda e outros dois da direita — disse Aluysio.
O evento será aberto ao público e Rafael Crespo ressaltou a importância do debate para a formação do senso crítico dos alunos de Direito. “As pessoas deixaram o debate e partiram para os ataques pessoais, principalmente nas redes sociais, o que não contribui para a formação da democracia. O objetivo principal é uma discussão equilibrada, de forma polida, para dar um exemplo aos alunos. Além da formação técnica da faculdade, é preciso buscar a formação do senso crítico deles e esse debate contribui para isso”, relatou o professor e advogado.
Para Igor, a expectativa pela iniciativa extremamente positiva. “Vivemos um momento de crise ética e moral com o exemplo bem próximo do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Temos poucos debates com verdadeiramente com visões antagônicas. O que prevalece são os ‘comentaristas de televisão’, que pouco divergem e analisam superficialmente. Temos como objetivo elevar o nível do debate, levando novas visões de mundo”, declarou.
Oviedo, por sua vez, disse que espera que os espectadores se questionem. “Espero que o debate ajude as pessoas a se questionarem sobre as correntes políticas existentes, analisar o momento, o que funciona e o que não funciona, saber os prós e contras de cada lado. Por isso é importante o confronto de ideias”, argumentou.
Cientista social, Vanessa acredita que pontos em comum podem ser encontrados. “Vemos hoje alguns movimentos de ódio ganhando força. E o debate é importante para mostrarmos que, independente do direcionamento político, alguns temas em comum precisam ser defendidos, como direitos humanos e a democracia”, opinou.
Por fim, Ricardo André chamou a atenção para a importância do alto nível. “Pelo conhecido compromisso dos debatedores com a honestidade intelectual e espírito público, o encontro será uma oportunidade de aprendermos todos: nós debatedores, uns com os outros, e o público que vai participar. Maior que as diferenças é a certeza de estarmos nos esforçando para tentar construir um país melhor”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Família busca mulher desaparecida no Capão, em Campos

    Informações sobre Monique Peixoto, de 36 anos, podem ser enviadas para 22997206442

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Lula veta projeto que classifica o Norte e Noroeste Fluminense como semiárido

    Políticos e entidades das regiões reagem ao veto do presidente, já ambientalistas acreditam que há outras possibilidades

    Eduardo Paes visita Campos sem Wladimir

    Segundo o prefeito do Rio, ele veio à ExpoAgro a convite do prefeito de Campos, que foi se encontrar com Cláudio Castro e prefeitos da região em Santo Antônio de Pádua