Benjamin vota por condenação de Rosinha e Chicão
Aldir Sales 19/10/2017 22:13 - Atualizado em 24/10/2017 19:46
Rosinha Garotinho e Dr. Chicão condenados na Aije
Rosinha Garotinho e Dr. Chicão condenados na Aije / Folha da Manhã
O ministro-relator Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou nesta sexta-feira pela condenação a inelegibilidade da ex-prefeita Rosinha Garotinho (PR) e do ex-vice Dr. Chicão (PR) por causa dos famosos semáforos pintados na cor rosácea há poucos dias da eleição de 2012, além do uso indevido de meios de comunicação e contratação irregular de servidores temporários. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Napoleão Nunes Maia e não tem data para retornar à pauta da Corte. A sessão foi a última de Benjamin no TSE, que deixa o tribunal após o término do seu biênio.
Em um dos momentos de seu voto quando analisava a pintura dos semáforos, Benjamin criticou durante a ação da ex-prefeita.
— Parece inacreditável que nos dias de hoje e, sobretudo, nós temos candidatos experientes e que tem longa história de trabalho no exercício de cargos públicos, ainda ocorrerem eventos desta natureza — afirmou Benjamin.
O relator entendeu que os políticos também cometeram abuso de poder político ao contratarem 1.166 professores temporários a poucos meses das eleições. No pedido, o Ministério Público Eleitoral (MPE) argumenta que a contratação foi feita sem justificativa de excepcional interesse público e durante prazo de validade de concurso realizado anteriormente. A medida, tomada pouco antes das eleições, poderia comprometer a isonomia da disputa entre os candidatos. O MPE também pede que seja reformada a decisão do Tribunal Regional TRE que considerou que a prática não influenciou no equilíbrio do pleito.
Já o outro recurso da ex-governadora é contra a decisão do TRE que os condenou pelo uso indevido de meios de comunicação. A ex-prefeita e seu vice teriam utilizado a publicidade institucional da Prefeitura para promoção eleitoral. Os jornais O Dia e O Diário também teriam sido utilizados para beneficiar a candidatura à reeleição. Além disso, ambos são acusados de pintar de rosa os semáforos da cidade, às vésperas do pleito.
Em nota, a defesa de Rosinha e Chicão afirmou que “a ex-governadora acredita que o TSE votará de forma consciente e pela legalidade, já que a acusação de que ela mandava pintar postes na cidade de Campos na cor ‘roxo paixão’, cor essa que a oposição denominou ‘rosácea’, chega a ser ridícula” e que “é absolutamente normal (...) uma matéria publicada no órgão oficial da Prefeitura ter sido replicada por um jornal do interior”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio