Intervenções na foz aguardam análises
Jéssica Felipe 04/10/2017 17:45 - Atualizado em 16/10/2017 18:57
Duas semanas após o Ministério Público Federal (MPF) ter realizado uma vistoria no cenário que envolve o serviço de desassoreamento na foz do rio Paraíba do Sul, em São João da Barra, a situação permanece em análise. Já em relação ao Estado de Impactos Ambientais para a obra de contenção do mar em Atafona, a secretária de Meio Ambiente de SJB, Joice Pedra, informou que a publicação aguarda parecer jurídico.
No último dia 20, a Foz do Paraíba, em Atafona recebeu a visita do Procurador da República Bruno de Almeida Ferraz. Na ocasião, o representante do MPF acompanhado do geólogo e professor da UFF de Campos, Eduardo Bulhões, analisou a área assoreada. A visita, que avalia a necessidade de execução da dragagem em dois canais, surgiu a partir do parecer favorável emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em agosto.
O pesquisador da UFF Eduardo Bulhões, especialista em estudos de impacto ambiental, no dia da visita, percorreu o rio de barco e sobrevoou a região, para uma melhor identificação dos trechos em que os serviços serão executados. Segundo a secretária de Meio Ambiente de SJB, Joice Pedra, o trabalho de campo foi muito produtivo e detalhado. Ela disse que todas as questões referentes ao problema de assoreamento foram apresentadas. Até o momento, a pasta continua aguardando o posicionamento do MPF, que não indicou um prazo, mas afirmou apresentar o parecer após levantamento feito pelo geólogo.
De acordo com a assessoria do MPF, o procedimento, de número 1.30.002.000164/2017-89, não está parado. A última movimentação foi registrada na última terça-feira, com uma manifestação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) do Ministério de Minas e Energia por meio do ofício 1642/2017, em resposta ao MPF. O teor do ofício ainda é averiguado.
Com relação à Instrução Técnica, ação paralela, também referente ao distrito de Atafona, a secretária informou que a publicação aguarda ainda alguns procedimentos jurídicos, mas, a o setor tem trabalhado com diálogo.
Para o vereador Alex Firme, ex-secretário de Meio Ambiente e um dos responsáveis pelos pedidos socioambientais de Atafona, “a restauração dos canais propiciará a melhoria na captação de água potável pela Cedae, com a diminuição do processo de salinização e garantirá as condições de navegabilidade dos pescadores de forma continua e segura, restabelecendo a economia local”. A ação do MPF visa analisar a probabilidade de impactos de ordem ambiental em área de domínio da União.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local