Catálogo conta história do campista Nilo Peçanha
06/10/2017 18:36 - Atualizado em 16/10/2017 17:31
O catálogo digital do Patrimônio Cultural de Campos dos Goytacazes foi disponibilizado desde quarta-feira (2), em homenagem ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente da República Nilo Peçanha.
Lançamento faz parte das homenagens ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente da República. Prédios históricos também são lembrados no material.
No material é possível encontrar detalhes da história do ilustre campista e também os locais da cidade que prestam homenagens a ele, como a estátua em frente à atual Câmara dos Vereadores (Antigo Fórum Nilo Peçanha). O catálogo pode ser acessado neste link.
Elaborado pelo Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC), o catálogo tem 40 páginas e lembra de outros personagens históricos do município, como José do Patrocínio, Benta Pereira e Carlos de Lacerda. Prédios importantes também são lembrados, como o Liceu de Humanidades de Campos (antigo Solar do Barão da Lagoa Dourada) e Villa Maria (antigo Palacete Finazinha de Queiroz).
Segundo o superintendente do Cidac, Luiz Cláudio Vieira, em breve, será lançada uma nova edição do catálogo digital e que vai contemplar outras personalidades e monumentos campistas.
Nilo Peçanha também vai receber mais homenagens no mês em que completaria 150 anos. Para a abertura da exposição que vai contar a sua história, que acontecerá no dia 20, no Museu Histórico de Campos, a Sociedade Musical Lyra de Apollo apresentará a composição “Nilista” em homenagem ao ex-presidente. Na ocasião também haverá a performance de dois artistas campistas integrantes do grupo de animadores culturais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. O casal irá interpretar Nilo Peçanha e sua esposa Anita Peçanha. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Morre, em Campos, o representante comercial José Maurílio Souza de Azevedo

    José foi proprietário do restaurante O Pão Nosso; velório terá início às 12h desta segunda-feira (11) no cemitério do Caju

    Jovem campista que estava desaparecida é encontrada em SJB

    Monique Peixoto, de 36 anos, foi encontrada desorientada na rodoviária após passar noite no banheiro do local

    Morre professor de Educação Física de Campos, Jorge Walace

    Conhecido como Jorginho, ele foi treinador da equipe de basquete do Automóvel Clube Fluminense, onde conquistou títulos e formou atletas

    Homem é assassinado a tiros em Campos

    O corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (18) na região de Guarus; Campos registrou dois homicídios no dia

    Confusão termina com homem atropelado em frente a hamburgueria de Campos

    Vídeos que circulam nas redes sociais flagraram o exato momento do atropelamento registrado na noite desse domingo (17)