Catálogo conta história do campista Nilo Peçanha
06/10/2017 18:36 - Atualizado em 16/10/2017 17:31
O catálogo digital do Patrimônio Cultural de Campos dos Goytacazes foi disponibilizado desde quarta-feira (2), em homenagem ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente da República Nilo Peçanha.
Lançamento faz parte das homenagens ao sesquicentenário de nascimento do ex-presidente da República. Prédios históricos também são lembrados no material.
No material é possível encontrar detalhes da história do ilustre campista e também os locais da cidade que prestam homenagens a ele, como a estátua em frente à atual Câmara dos Vereadores (Antigo Fórum Nilo Peçanha). O catálogo pode ser acessado neste link.
Elaborado pelo Centro de Informações e Dados de Campos (CIDAC), o catálogo tem 40 páginas e lembra de outros personagens históricos do município, como José do Patrocínio, Benta Pereira e Carlos de Lacerda. Prédios importantes também são lembrados, como o Liceu de Humanidades de Campos (antigo Solar do Barão da Lagoa Dourada) e Villa Maria (antigo Palacete Finazinha de Queiroz).
Segundo o superintendente do Cidac, Luiz Cláudio Vieira, em breve, será lançada uma nova edição do catálogo digital e que vai contemplar outras personalidades e monumentos campistas.
Nilo Peçanha também vai receber mais homenagens no mês em que completaria 150 anos. Para a abertura da exposição que vai contar a sua história, que acontecerá no dia 20, no Museu Histórico de Campos, a Sociedade Musical Lyra de Apollo apresentará a composição “Nilista” em homenagem ao ex-presidente. Na ocasião também haverá a performance de dois artistas campistas integrantes do grupo de animadores culturais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. O casal irá interpretar Nilo Peçanha e sua esposa Anita Peçanha. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Sargento de folga é assassinado a tiros durante assalto em bar de Campos

    Ele estava em um bar no bairro Usina São João quando o local teria sido alvo de assaltantes na noite dessa sexta-feira (11)

    Mulher que foi atropelada na BR 101 morre no Hospital Ferreira Machado

    A vítima, de 63 anos, teve trauma abdominal e parada cardiorrespiratória; a mulher andava pela rodovia quando foi atingida por um carro

    Washington Reis se lança a governador após Castro confirmar demissão

    Presidente do MDB afirmou que Wladimir seria vice dos sonhos e que está de braços para recebe-lo no partido

    Prefeitura anuncia concurso para professor no segundo semestre

    Segundo ele, que fez o anúncio de Brasília, serão mais de mil vagas

    Sindicato dos Bancários denuncia fechamento do Santander e Bradesco em SJB

    Um protesto foi realizado na manhã desta sexta contra o encerramento das agências