Kazuo Ishiguro recebe o Nobel de Literatura
05/10/2017 19:07 - Atualizado em 13/10/2017 19:34
O escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro, de 62 anos, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 2017. A escolha foi anunciada ontem (5) em um evento em Estocolmo, na Suécia. Considerado um dos mais importantes autores vivos da língua inglesa, mas não favorito ao Nobel, ele vai receber 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,5 milhões).
Nascido em Nagasaki, no Japão, em 1954, Ishiguro mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos de idade, onde vive até hoje. Autor de oito livros (sete romances e um volume de contos), ele escreve em inglês.
Ambos foram editados no Brasil pela Companhia das Letras, que também publicou “Quando éramos órfãos” (2000) e “O gigante enterrado” (2015), além da seleção de contos de “Noturnos: Histórias de música e anoitecer” (2009).
Na entrevista à rede britânica, o escritor admitiu que ainda não tinha sido contado pelo comitê do Nobel e que não tinha certeza se tudo não passava de uma farsa. Ele disse que ganhar o Prêmio Nobel é “uma honra magnífica, principalmente orque isso signita que estou seguindo as pegadas dos maiores autores que já viveram, então é uma conquista excelente”.
Ao fazer o anúncio do prêmio a Ishiguro, secretária-permanente da Academia Sueca, Sara Danius, destacou que o autor retrata em seus livros temas como “memória, passagem do tempo e autoilusão”.
A Academia também lembrou que o filme “Vestígios do dia” (1993) foi estrelado pelo ator Anthony Hopkins. Ishiguro assina ainda o roteiro do filme “A condessa branca” (2005), estrelado por Ralph Fiennes e Natasha Richardson.
Apesar de ser um nome de prestígio na literatura internacional, o ganhador do Nobel de Literatura de 2017 não era considerado um favorito. Nas bolsas de aposta, os mais cotados eram o queniano Ngg wa Thiong’o, o japonês Haruki Murakami e a canadense Margaret Atwood.
O Nobel para Ishiguro vem um ano depois do prêmio entregue a Bob Dylan. A decisão em favor de um músico, e não um escritor de ofício, causou bastante polêmica na época.
Trajetória
Nascido no Japão e radicado na Inglaterra desde criança, Kazuo Ishiguro só voltou ao seu país de origem quando já era adulto. No final dos anos 1970, graduou-se em Inglês e Filosofia na Universidade de Kenty. Mais tarde, cursou escrita criativa na Universidade de East Anglia.
Seu primeiro livro é “A pale view of hills” (1982), que foi editado no Brasil pela Rocco com o título “Uma pálida visão dos montes”.
Tanto o romance de estreia quanto a obra seguinte, “An artist or the floating world” (1986), se passam em Nagasaki poucos anos depois da Segunda Guerra Mundial.
Os livros de Ishiguro foram traduzidos em 28 línguas. Em 1995, ele recebeu a Ordem do Império Britânico por seus serviços prestados à literatura. Ele mora em Londres com a mulher e a filha. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Homem é assassinado a tiros em Campos

    O corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (18) na região de Guarus; Campos registrou dois homicídios no dia

    Confusão termina com homem atropelado em frente a hamburgueria de Campos

    Vídeos que circulam nas redes sociais flagraram o exato momento do atropelamento registrado na noite desse domingo (17)

    Homem que xingou Lula na BR 101, em Campos, poderá aceitar acordo para evitar processo

    O Ministério Público Federal ofereceu ao campista Igor de Oliveira Rodrigues a possibilidade de encerrar o caso com a prestação de serviços comunitários

    Adolescente de 14 anos que sumiu em Campos é encontrada em Itaperuna

    Segundo a mãe da menina, ela está em casa e passa bem depois de ser encontrada pela polícia da cidade

    Casa de radialista é invadida e furtada em praia de São Francisco de Itabapoana

    Município passa por onda de violência que tem preocupado moradores e visitantes; foram levados, do imóvel, diversos eletrônicos e residências de vizinhos também foram alvo de furto