Parcerias para praças e jardins
Aldir Sales 05/09/2017 01:02 - Atualizado em 08/09/2017 15:29
Projeto do vereador Enock Amaral
Projeto do vereador Enock Amaral / Antônio Leudo
O prefeito de Campos Rafael Diniz (PPS) sancionou nessa segunda-feira (4) a lei denominada “Adote uma Praça”, que permite parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para a manutenção e revitalização de áreas públicas como praças, canteiros e academias populares. A lei, de autoria do vereador Enock Amaral (PHS), foi aprovada por unanimidade na Câmara no dia 16 de agosto. No entanto, ainda cabe ao Executivo a regulamentação e o estabelecimento de critérios para a realização dos convênios em até 90 dias.
Como contrapartida, as empresas ou pessoas físicas que investirem nos locais públicos poderão explorar placas de publicidade e ainda divulgar a parceria na imprensa e em informes publicitários envolvendo a área objeto do convênio.
Pela lei, as parcerias poderão ser firmadas para intervenções em parquinhos infantis, academias populares, rotatórias, canteiros, jardins, praças e áreas de ginásticas e lazer. Os critérios para a escolha do adotante foram definidos pela seguinte ordem: natureza dos investimentos e serviços propostos; menor número de placas publicitárias; e no caso de igual número de placas, o projeto com de menor dimensão.
No texto publicado no Diário Oficial de dessa segunda-feira também consta que só poderão ser realizadas intervenções para urbanização, implantação de áreas de esporte e lazer, conservação e manutenção da área adotada, realização de atividades culturais, esportivas ou de lazer e medidas de proteção e segurança.
Enock destacou no dia da votação na Câmara que, pelo projeto, o poder público continua com a administração das áreas. “O projeto ‘Adote uma Praça” viabiliza a parceria entre o público e o privado em um momento em que o município vive grande dificuldade e reduzir custos é fundamental. O empreendimento é privado, mas o domínio continua sendo da Prefeitura. A administração e os termos do convênio serão feitos pelo Executivo”, destacou.
O projeto foi elogiado por vereadores da base governista e de oposição. Para Ozéias (PSDB), é uma oportunidade de o município buscar alternativas junto às associações de moradores e à iniciativa privada. Líder do governo na Casa, Fred Machado (PPS), reafirmou a importância de parcerias. “Não podemos dispensar qualquer ajuda. Se fala muito em problemas, mas também precisamos trazer soluções. A crise é de todos nós”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Loja Top 20 é inaugurada no Centro de Campos

    Uma grande fila de consumidores foi registrada no entorno do novo comércio

    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação

    Identificado o pescador que foi encontrado morto no Rio Ururaí

    Júlio César Carvalho, de 56 anos, tinha desaparecido no rio; barco foi visto abandonado por moradores