FDP! mobiliza a cidade
Jhonattan Reis 21/09/2017 11:51 - Atualizado em 22/09/2017 16:06
Abertura do FDP!
Abertura do FDP! / Rodrigo Silveira
A segunda edição do Festival Doces Palavras (FDP!) começou nessa quarta-feira (20), em Campos. A abertura oficial aconteceu pouco depois das 20h, no Palco Lamparão — coreto principal da Praça Barão do Rio Branco (Jardim do Liceu) —, contando com a presença do prefeito Rafael Diniz e de representantes das instituições envolvidas. O FDP! acontece até domingo (24) e terá atividades no Liceu de Humanidades de Campos, Jardim do Liceu, Casa de Cultura Villa Maria, Câmara Municipal e Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle). O objetivo do festival é unir duas tradições campistas: literatura e produção de doces. Como parte da abertura, houve apresentação do coral infantil da Escola Municipal Marlo Barroso.
Durante a abertura oficial, Rafael Diniz falou sobre a importância do investimento em cultura.
— Investir em cultura é investir em saúde, em educação, pois cultura é importante para o desenvolvimento das pessoas, é tão importante quanto investir no desenvolvimento econômico — disse Rafael, que também comentou: — Coloco aqui o meu desejo de que tudo vai acontecer, apesar das dificuldades. Todos disseram que não teria Carnaval, Festa do Santíssimo Salvador e FDP!, mas os dois primeiros foram feitos e o terceiro está acontecendo. A situação financeira do município não é fácil, mas juntos a gente está enfrentando as dificuldades.
Abertura do FDP!
Abertura do FDP! / Rodrigo Silveira
O FDP! é organizado por várias entidades, entre elas Associação de Imprensa Campista (AIC), Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Associação das Doceiras de Campos e Academia Campista de Letras (ACL).
O presidente da AIC, Vitor Menezes, destacou o desejo da manutenção do FDP!.
— Que a gente consiga manter este festival por muitos e muitos anos. O FDP! é único. É, ainda, um evento que une duas tradições fortes da cidade, sendo que ninguém faz doces melhor do que Campos — relatou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcão Gomes afirmou:
— Está tramitando um projeto para tornar o FDP! parte do calendário oficial do município. Gostaria de parabenizar Rafael Diniz pela coragem. Apesar de o município estar enfrentando muitas dificuldades, ele não mede esforços para fazer inclusão social em todas as áreas.
Para a presidente da FCJOL, Cristina Lima, união é importante. “Queria agradecer a todos. Acredito no trabalho em equipe e esta equipe funcionou e funciona muito bem”, relatou.
Já o presidente da ACL, Hélio Coelho, comentou sobre a importância de o festival unir literatura e produção de doces. “Ao lado dessa doçura maravilhosa, há debates, palestras e várias outras atividades”, concluiu.
A programação do 2º FDP! continua hoje (21). No Espaço Judith Grossmann (Emugle), as atividades começam às 10h, com o debate “Campos e as muitas cidades de Judith Grossmann”, com João Vicente Alvarenga e Carolina Cássica, tendo a moderação de Ocinei Trindade. No mesmo espaço, às 14h, o tema “sincretismo alimentar: apropriações e ressignificações na produção do doce na cultura afrodescendente” será abordado por Raquel Fernandes e Darlene Monteiro, com moderação de Clareth Reis. Às 16h, Nickolas Abreu irá moderar debate sobre o tema “novíssima literatura campista”, com os debatedores Tamara Smiderle e Jéssica Sanz. Já às 18h, Edinalda Almeida e Carol Poesia, com moderação de Maurício Xexéo, debatem sobre “o rotacismo entre o registro formal e o preconceito linguístico”.
Abertura do FDP!
Abertura do FDP! / Rodrigo Silveira
No Espaço do Escritor Antônio Roberto Fernandes, haverá lançamentos dos seguintes livros: “O Natal da Vovó Catarina”, de Edda Maria Peixoto Barreto, às 16h; “Capeuzinho Vermelho: de Perrault ao Ciberespaço, de Ingrid Ribeiro da Gama e Arlete Parrilha Sendra, às 18h; “A Construção do Poema: Crítica Genética”, Ingrid Ribeiro da Gama, Eleonora Campos e Clesiane Bindaco Benevenuti, também ás 18h; “Adoração Sem Limites”, de Mateus Oliveira, às 19h; “Além das Cinzas” e “Sob a Luz do Farol”, de Sara Rifer, às 20h.
As atividades na Câmara Municipal começam cedo. Às 10h, tem a visitação ao Corredor Histórico Cultural. Na Emugle, às 10h30, acontecerá a oficina “Técnicas básicas de edição de TV e Vídeo”, com Fred Parente. Também terá oficinas à tarde: “Curso básico de Paleografia”, com Rafaela Machado, às 14h, e “Técnicas básicas de roteiro de Cinema”, com Fábio Bottrel, às 15h. Às 16h e 17h, respectivamente, duas palestras: “Documentário futebolístico em Campos”, com Péris Ribeiro; e “Radiojornalismo”, com Paulo Renato Pinto Porto. No hall da Câmara Municipal, será lançado o livro “Ella e um Vira-Lata Romântico”, de Francisco Antonio Alves, às 18h.
Às 10h e 14h, haverá duas oficinas na Tenda Cabrunco (jardim da Villa Maria). A primeira é de cup cake decorado, com Fátima Braga, e a segunda de chuvisco, com Simone Gonçalves. A tenda Dijahoje (Villa Maria) também tem atividades de manhã e à tarde. São as oficinas literárias “Relaxando na poesia”, com Heloísa Crespo, às 11h, e “Texto Nadacult”, com Cristiano Pluhar, às 16h. Na Villa Maria, uma das atividades é a exposição “Autores Campistas”, das 14h às 17h.
Ainda hoje, haverá, entre outras atividades, o café literário “Liberdade de Expressão”, com a professora Hosana Helena Barbosa, às 20h, no Liceu; o debate “O milagre do conhaque de alcatrão de São João da Barra”, às 22h, no Bar Vermelho (coreto menor do Jardim do Liceu); projeto Noite do Vinil, às 21h, no Coreto Lamparão; e palestra sobre as salas de cinema da cidade, com Joilson Bessa, às 14h, no Espaço Ruth Maria Chaves (Emugle).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Senai Campos oferece 500 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

    As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros

    Edital do Concurso do Degase do RJ com quase 3 mil vagas é divulgado

    Os salários são de R$ 3.634,25 para cargos dos níveis médio e técnico e R$ 4.441,89 para cargos de nível superior

    Forte temporal atinge Campos e outros municípios da região

    Em Macaé e Santo Antônio de Pádua, atrações das exposições agropecuárias previstas para esta sexta foram canceladas

    Grave acidente deixa dois homens e mulher mortos em Sapucaia

    Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação