Festival Doces Palavras terá mais de 140 atrações
11/09/2017 17:06 - Atualizado em 12/09/2017 13:32
A programação da segunda edição do Festival Doces Palavras (FDP!) foi divulgada em evento que contou com a presença do prefeito Rafael Diniz, nesta segunda-feira (11), no coreto do Jardim do Liceu. Serão mais de 140 atividades em cinco dias — de 20 a 24 de setembro. O FDP tem como objetivo valorizar duas vocações tradicionais de Campos: a literatura e a fabricação de doces caseiros. Confira a programação completa (aqui).
— É importante ressaltar que o festival nasce de um esforço coletivo. Por isso temos que defender que esse evento seja livre. Que todos tenham o direito de se expressar e que o município possa abraçar todas as pessoas e todas as culturas — afirmou o prefeito Rafael Diniz, ressaltando que todo o evento está sendo realizado praticamente sem custos para o município. “Não é novidade para ninguém a dificuldade que nosso município atravessa, mas as coisas não podem deixar de acontecer por causa disso. Se falta dinheiro, sobra vontade para fazer as coisas e a realização do FDP é uma prova disso”.
Programação foi anunciada em evento
Programação foi anunciada em evento / Supcom
Em maio, o prefeito Rafael Diniz esteve no Ministério da Cultura (Minc) e apresentou o projeto do festival, para liberação de recursos federais para a realização do projeto, mas, em agosto, a verba, na ordem de R$ 100 mil, apesar de garantida anteriormente, foi negada por conta de certidões negativas, dificuldades com documentação e outros problemas deixados pela gestão passada.
As atividades serão realizadas na região histórica que abrange a Praça Barão do Rio Branco (Jardim do Liceu), Câmara Municipal de Campos, Casa da Cultura Villa Maria, Liceu de Humanidades de Campos, Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre os destaques do primeiro dia, na quarta-feira (20), estão a visitação ao Corredor Histórico Cultural, às 10h, na Câmara, e o debate "Compositores e poetas campistas do mundo do samba", às 19h, na Emugle.
— Apesar de todas as dificuldades, a gente precisa destacar o espírito de participação neste festival. Acreditamos que vai ser um sucesso por causa da qualidade dos debates, oficinas e shows. A ACL entende que faz parte do seu papel fomentar, promover e fortalecer a identidade cultural do município. O município encampar este projeto nos dá confiança que essa é uma construção que vai ficar para a comunidade — acredita o presidente da ACL, Hélio Coelho.
Para definir a programação, a comissão organizadora do FDP! — formada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Associação de Imprensa Campista (AIC), Academia Campista de Letras (ACL) e representantes de diversos segmentos — tem mantido encontros desde o início do ano. O evento, que teve mais de 100 inscritos (entre lançamentos de livros e apresentações artística), ainda conta com o apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Liceu, OAB/Campos e Câmara Municipal.
— O evento teve um envolvimento muito forte das instituições e de diversos setores da Prefeitura. Isso gerou uma programação robusta: são cerca de 150 eventos, o que gera um potencial de atração de público grande. O Festival tem essa intenção de ser leve, que as pessoas caminhem pelos espaços e se sintam bem acolhidas — disse Vítor Menezes, presidente do AIC. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos da Bacia de Campos recebe suspensão

    A medida foi tomada após o acidente ocorrido na Plataforma PCH-1, em conformidade com a legislação vigente

    Aniversário de Francimara com festa marcada por celebração com amigos, familiares e autoridades

    Festa foi realizada nesse sábado no Sítio DuJuca, em Guaxindiba, para celebrar os 47 anos da ex-prefeita de SFI

    Representantes do Siprosep realizam protesto em frente à Prefeitura de Campos

    Entre as pautas do sindicato, está o pedido do reajuste salarial anual dos servidores, segundo ofício

    Hospital Nursing Care inaugura novo centro cirúrgico nesta terça, em Campos

    Estrutura amplia serviços do primeiro hospital de transição do interior do estado do Rio