Prefeito de São Fidélis multado por não prestar contas
27/07/2017 17:31 - Atualizado em 28/07/2017 15:36
Amarildo do Hospital, prefeito de São Fidélis
Amarildo do Hospital, prefeito de São Fidélis / Divulgação
O prefeito de São Fidélis, Amarildo Henrique Alcântara (Amarildo do Hospital), foi multado em R$ 140.795,60 nessa terça-feira (25), por não ter enviado ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE) a prestação de contas do seu município, referente ao exercício de 2016, de responsabilidade do ex-prefeito Luiz Carlos Fernandes Fratani (Fenemê). Além da multa, o relator dos processos, conselheiro substituto Rodrigo Melo do Nascimento, determinou o envio de comunicação ao Ministério Público do Estado e ao governador. No primeiro caso, o voto solicita que sejam tomadas as medidas cabíveis contra o atual mandatário, que está cometendo crime de responsabilidade, e no segundo, o Tribunal comunica o governo estadual para que defina se fará uma intervenção na cidade, conforme faculta a Constituição do Rio de Janeiro.
A lei orgânica do município ainda define que cabe ao presidente da Câmara Municipal determinar a tomada de contas na cidade no caso de não envio da prestação para o TCE. O chefe do legislativo municipal também vai receber comunicação para que tome as providências. O ex-prefeito, responsável pela cidade no ano de 2016, também será comunicado oficialmente, com o objetivo de ter ciência de que sua prestação de contas não foi enviada ao Tribunal.
No processo, os técnicos ainda destacam que após o fim do prazo para o envio dos documentos, no dia 30 de abril, o prefeito foi oficialmente informado sobre a expiração do prazo legal. Foi aberta, então, a possibilidade de defesa por parte do atual mandatário, que é responsável pela consolidação dos dados e encaminhamento da prestação de contas de governo do seu antecessor. Mas não houve resposta. Amarildo do Hospital recebeu a notificação no dia 19 de maio.
Outro — O prefeito de Sapucaia, Fabrício dos Santos Baião, está na mesma situação de Amarildo. Ele não enviou ao TCE a prestação de contas do seu município, referente ao exercício de 2016, de responsabilidade do ex-prefeito Anderson Bárcia Zanon, e também foi multado em R$ 140.795,60.
Fonte: TCE-RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Inauguração do novo campus da UFF Campos é adiada pela segunda vez

    Prevista para acontecer na próxima quinta, inauguração precisou ser adiada em função de compromissos inadiáveis do presidente Lula e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, que eram esperados na cerimônia

    Carreta atinge poste ao invadir Calçadão do Centro de Campos

    Segundo testemunhas, alguns pontos do centro estão sem luz já que o veículo também atingiu fios do local