OMS: Um em cada 6 idosos sofre algum tipo de violência
15/06/2017 17:21 - Atualizado em 19/06/2017 13:39
Número de idosos deve dobrar em 2050
Número de idosos deve dobrar em 2050/Agência Brasil
Um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência em todo o mundo, mostra relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na revista Lancet Global Health. O alerta foi feito para marcar o Dia Mundial da Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, lembrado nesta quinta-feira (15).
Segundo o estudo, 16% das pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de abuso. Entre os casos, estão negligência e violência psicológica, física e sexual.
Os dados foram coletados de 52 estudos realizados em 28 países e indicam que a violência contra idosos está aumentando. Segundo a OMS, "para os 141 milhões de pessoas idosas no mundo que sofrem com o problema, isso tem um custo individual e coletivo sério".
A organização estima que, em 2050, o número de idosos vai dobrar, chegando a 2 milhões. A grande maioria estará vivendo em países de baixa e média rendas. Se a proporção de vítimas continuar como atualmente, o número de idosos afetados por abusos ou violência pode alcançar 320 milhões até lá, de acordo com o relatório.
A especialista independente da ONU sobre Direitos Humanos, Rosa Kornfeld-Matte, afirmou que "muitos idosos correm o risco de sofrerem abusos por seus próprios familiares". Segundo Kornfeld-Matte, a maioria dos casos de acontece de forma discreta e passa despercebida. Ela pediu mais vigilância e mais relatos de casos suspeitos.
A representante da ONU afirmou que "as pessoas não devem fechar os olhos para o destino dos idosos, mesmo quando seja difícil aceitar que a própria família não seja sempre um porto seguro".
Rosa Kornfeld-Matte pediu a todos que suspeitem de qualquer forma de violência a idosos, incluindo financeira, que denunciem o caso.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Morre, em Campos, José Carlos Pereira Pinto

A informação do falecimento foi confirmada na manhã desta quarta-feira (30)

Corpo do dentista José Carlos Pereira Pinto é sepultado em Campos

Amigos e familiares prestaram uma última homenagem na tarde desta quarta, no cemitério do Caju

Prefeita de SFI tem contas de campanha reprovadas pelo TRE

Segundo a decisão, houve omissão de informações no relatório de gastos enviado por Yara Cinthia, que também foi multada em R$ 16 mil

Motorista fica gravemente ferido após capotar com carro e bater em outros dois veículos na avenida 28 de Março

Acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira; o homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado

Identificado o pescador que foi encontrado morto no Rio Ururaí

Júlio César Carvalho, de 56 anos, tinha desaparecido no rio; barco foi visto abandonado por moradores