Jhonattan Reis
03/04/2017 19:30 - Atualizado em 09/04/2017 15:15
Lançamento de livros / Divulgação Nesta terça-feira tem lançamento de quatro livros pela Essentia Editora, às 18h, no auditório Miguel Ramalho, no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Centro. O evento é aberto ao público e, segundo a assessoria da reitoria, os presentes receberão exemplares das obras. Na solenidade, também será realizado bate-papo com os autores. De acordo com o coordenador da Essentia — editora do IFF —, Adriano Moura, as obras foram selecionadas por meio de edital, em 2015, sendo que a Essentia está com editais abertos novamente até 6 de maio para novas publicações. Ele explicou, ainda, que um dos autores das obras lançadas nesta terça é de Minas Gerais e os outros de Campos.
Os livros lançados nesta terça são: “Igreja e Pedofilia – uma crítica a partir dos mecanismos linguístico-avaliativos”, do mineiro Alex Luis dos Santos, doutorando em estudos linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais; “Chapeuzinho Vermelho – de Perrault ao ciberespaço”, de Ingrid Rangel, professora do IFF e doutoranda em cognição e linguagem pela Uenf, e de Arlete Sendra, doutora em letras; “Políticas para a Educação Profissional – a trajetória histórica da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo”, de Dayane Altoé, professora e doutoranda em políticas sociais pela Uenf; e “Escola de Aprendizes e Artífices de Campos – História de Imagens”, de Luiz Cláudio Gonçalves Gomes, professor do IFF.
— No evento, a gente vai realizar uma mesa com os autores. Cada um terá um tempo, de 20 minutos a meia-hora, para falar sobre seu trabalho, sobre o que originou a pesquisa, qual a pertinência do trabalho para a região e para a cultura de uma maneira geral. Em seguida, a gente abre para uma conversa com a plateia e, depois, uma sessão de autógrafos — explicou Adriano, lembrando que as obras estarão disponíveis para as pessoas presentes.
— Os livros, como são resultado de um edital público, não estão à venda pela editora e nem pelo instituto. Então o acesso a eles via evento ou pela editora é gratuito. Quem estiver no lançamento pode escolher o exemplar que quiser e adquiri-lo gratuitamente.
Moura também falou em relação à seleção das obras por meio do edital.
— Uma vez inscrito, o livro é encaminhado para avaliadores, e geralmente são dois que dão esse parecer, e a gente elabora alguns critérios, como a contribuição da obra para a região e a qualidade, importância e originalidade da escrita. Inclusive, o primeiro é um dos principais critérios, pois é importante ter alguma discussão que seja pertinente à região em que a gente está inserido.
As obras apresentam temas de áreas distintas.
— Há muita diversidade quanto à temática. A ideia é sempre publicar e tentar contemplar títulos com o objetivo de que cada um tenha uma discussão em torno de uma área específica do conhecimento. Daí essa diversidade apresentada.
Adriano Moura / Folha da Manhã Adriano Moura comentou, ainda, sobre a importância da Essentia para a região. “A editora, que é a única no Norte Fluminense que ainda tem trabalhado com impressão de obras, é voltada para a publicação científica, publicações estas que são resultado de um processo democrático, por serem obras escolhidas por meio de edital e não por meio de indicações, o que é muito comum na região. É um edital com critérios muito claros, então você permite que pessoas que têm pesquisas de relevância e que não têm, no momento, condições de publicá-las ou não foram contempladas em outro lugar, realizem seus trabalhos”, concluiu.
As vagas são para 12 modalidades de cursos como almoxarife, assistente de marketing digital, assistente de operações em logística, eletricista industrial, entre outros
Segundo a perícia, o veículo bateu no barranco, capotou e caiu no valão nesse sábado (26); duas vítimas já foram identificadas, enquanto a terceira, que seria o motorista, continua sem identificação