Imagem de Nossa Senhora Aparecida em Campos
Paula Vigneron 27/01/2017 19:27 - Atualizado em 30/01/2017 13:40
Neste domingo (29), Campos receberá a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. O evento, que é organizado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, contará com missas, carreata, plantio de árvores, procissão fluvial e palestra ao longo do dia. A previsão é de que a imagem, que virá de Aparecida, em São Paulo, chegue ao município no início da manhã, por volta das 6h30, para a abertura das atividades, prevista para as 7h. Quem quiser poderá doar um quilo de alimento não perecível.
O padre José do Carmo Zambom, reitor do santuário, informou que o evento do último domingo do mês de janeiro foi pensado e preparado com muito carinho para a celebração dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
— E é fundamental para a comunidade redentorista, aqui em Campos, porque, em Aparecida, estão nossos confrades redentoristas que cuidam do santuário por lá. Teremos uma programação bacana, como a missa de acolhida às 7h, que terá a equipe que virá de Aparecida — comentou Zambom.
Após a missa, às 8h30, acontecerá a carreata em direção à Estação da Coroa, na beira do Rio Paraíba, onde serão plantadas 300 mudas de árvore ao longo da margem, número alusivo ao tempo de aparição de Nossa Senhora. A atividade terá apoio do Projeto Capivara, do Instituto Federal Fluminense (IFF). Em seguida, os fiéis acompanham a procissão fluvial com a imagem, que seguirá para o cais da Lapa.
Às 10h30, será celebrada a missa dos devotos. Para as 12h, está programada a Consagração a Nossa Senhora e bênção, também no Santuário do Perpétuo Socorro. À tarde, às 14h, haverá a palestra para o terço dos homens, no Salão Padre Gabriel. E, em seguida, acontecerá o Momento Mariano. A Missa Solene encerrará o evento, às 18h.
Zambom contou que, em 1717, pescadores do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, passavam por necessidades devido à escassez de peixes. Apesar do problema, eles decidiram pescar porque havia uma autoridade na região. E, ao lançarem a rede, os homens trouxeram à superfície a imagem: primeiro, o corpo e, no segundo lançamento, a cabeça.
— Essa é a história. A partir daí, foi crescendo a devoção à Nossa Senhora Aparecida — pontuou o reitor. Inicialmente, a imagem visitaria somente as capitais. Mas, como a comunidade é redentorista, assim como a de São Paulo, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conseguiu marcar uma data.
Projeto Capivara auxilia evento – Antes e após a procissão fluvial, com a imagem percorrendo o Paraíba do Sul, acontecerá o plantio de 300 árvores nativas da Mata Atlântica às margens do rio, na Coroa e no cais da Lapa. Da iniciativa, participará o projeto Capivara, do campus Campos-Guarus do IFF.
Em busca do equilíbrio ambiental, o projeto de extensão Capivara foi criado em 2014, por então alunos do curso técnico em Meio Ambiente, e visa entender e buscar soluções para suavizar os principais impactos ambientais existentes no Rio Paraíba do Sul. Além do plantio de árvores, entre as ações realizadas, estão palestras, caminhadas ambientais e atividades de educação ambiental junto à comunidade.
— Sugerimos unir a passagem da imagem pela cidade com o plantio de mudas porque, como o projeto já atua no Rio Paraíba do Sul, há toda uma simbologia em torno da imagem de Nossa Senhora, que foi encontrada por pescadores, no Rio Paraíba, em uma época de escassez — explicou Cleber Fiúza, integrante do projeto e, atualmente, aluno da Engenharia Ambiental.
Participam, ainda, da equipe Luiz Elpídio Moser Martins (também aluno da Engenharia), André Luis da Silva, Dolmiro da Penha e Marcelo dos Santos Silva, ex-alunos do técnico, sob a orientação dos professores Carlos Eduardo de Souza e Milton Erthal Junior.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BLOGS - MAIS LIDAS

Mais lidas
Criança morre após passar mal em colégio de Campos

A Polícia Civil investiga a morte do menino de apenas 6 anos

Wainer Teixeira: 'Trabalhamos muito na reforma administrativa'

Vereador licenciado e secretário de Administração de Campos falou sobre as mudanças futuras no governo Wladimir

Bandidos atiram em mulher durante assalto a cerâmica neste sábado

Os bandidos leveram R$ 20 mil da indústria e feriram a mulher com um tiro nas nádegas

Família fica na mira de criminoso durante assalto em Campos

Durante a ação do bandido, ele fazia ameaças e roubou o carro da vítima