" Pra que querer ir pra lua, se tem no Cantão, lua cheia meu bem!". Essa frase da canção do grupo Triângulo Caraíva ( grupo de forró formado por locais da região), resume muito bem a essência desse paraíso localizado ao sul da Bahia. Contornado pela foz do Rio Caraíva e as águas quentes do Oceano Atlântico, o local é pura magia e vem aos poucos conquistando os corações de turistas do mundo inteiro. Quem está a procura de tranquilidade, boas pousadas, ótimos restaurantes e uma música de qualidade, encontra aqui o seu refúgio ideal.
A beleza de Caraíva é impactante e perceptível logo na chegada. Depois de algumas horas de estrada de terra ( são 42 Km vindo da BR 101 ), do alto do morro pode-se apreciar a beleza do local. A união do rio com o mar, destaca-se pela mistura de cores desse fenômeno natural, emoldurada pelas árvores nativas do Parque Nacional do Monte Pascoal. Realmente, amor a primeira vista.
Para entrarmos em Caraíva definitivamente, devemos deixar o carro em um dos estacionamentos em Nova Caraíva ( em média 10 reais a diária ) e atravessarmos o rio de mesmo nome. Embarcamos uma das jangadas que fazem essa travessia e o trajeto não dura mias de cinco minutos. Aqui fica a certeza de estarmos chegando em um lugar realmente diferente e único. Chegando ao outro lado, esqueça os carros, motos, sapatos ( principalmente de salto alto ) pois o chão é de areia e o único meio de transporte são de charretes e os populares "Taxivalo". Não se preocupe, pois logo em sua descida da jangada, haverá alguns de prontidão para te levar com suas malas até a sua pousada ou camping ( entre dez e vinte reais o transporte ).
Depois de instalado, aproveite Caraíva com tranquilidade. O agito fica por conta dos bares da praia, que ficam virado para o mar e sempre rola uma música. Ponto de encontro dos jovens afim de papear, conhecer novas pessoas, praticar slackline, alugar uma prancha de SUP para remar, etc. É típico por lá colocarem tendas na praia como forma de se proteger do sol, o que dá mais charme ao ambiente. Outro lugar interessante para curtir pela manhã é no Cantão, onde as águas rasas permitem um banho delicioso entre a água salgada do mar e doce do rio. Muito comum ver as pessoas entrarem pelo mar e vagarosamente deixar a correnteza levar até o rio. Uma prática comum entre os banhistas. Após a praia o ponto obrigatório de parada é no "Boteco do Pará". Com o Pôr do Sol deslumbrante, e uma vista incrível à beira rio, deve-se tomar uma cerveja bem gelada e apreciar os pastéis de Arraia, petisco carro chefe do restaurante. Deixe-se levar pelo clima agradável e caso sinta muito calor, um banho de rio em frente é um presente inesquecível que você levará na memória. Quando o sol se põe dando lugar a noite, mais um
a descoberta incrível e até então imperceptível. Caso esteja despreparado, pode ser difícil de encontrar o caminho de volta para a pousada. Caraíva não tem postes de luz. Com a energia elétrica instalada a partir de 2007 , foi colocada uma rede de energia subterrânea, para melhorar a infra-estrutura e a qualidade de vida da população, mas com a preocupação de manter o charme e a excentricidade do local. Sem contar com o céu tão estrelado que chega a pulsar nos olhos. Esta é Caraíva, magia e encanto, música, amor e fantasia. Triste, muito triste é ir embora de lá. A travessia de volta pelo Rio, as luzes acesas das lindas casas coloridas, o som do chorinho e do xote entoando ao fundo, são momentos inexplicáveis que deixam o coração apertado e a certeza que você foi marcado por um lugar inexplicavelmente apaixonante. Por Filipe Aquino, Empresário do Turismo