Doenças erradicadas estão de volta
Dora Paula Paes - Atualizado em 15/09/2024 11:18
Vacina em Campos
Vacina em Campos / Divulgação



O retorno de doenças que já estavam erradicadas no Brasil, como sarampo, hepatites, coqueluche e varicela, é decorrente da baixa cobertura vacinal, não só em Campos, mas no país. O sarampo, por exemplo, é potencialmente fatal e extremamente contagioso. A taxa de transmissão para pessoas não vacinadas contra o sarampo chega a ser de até 90%. Não ser vacinado e ter contato com alguém infectado pelo vírus é praticamente certeza de ser contaminado. A Saúde de Campos faz um alerta para que a população não deixe de vacinar. De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde, a cobertura vacinal no município está em torno 70%.

“Um dos motivos que aumentou a vida média das pessoas foi justamente por causa da vacinação. Então, houve várias doenças que praticamente foram erradicadas e outras, infelizmente, ameaçando retornar. Por exemplo, a coqueluche. É uma doença que praticamente não se via mais. Hoje, já temos vários casos de coqueluche. Outra doença é o sarampo que ameaça retornar também”, informa o médico infectologista, Nélio Artiles.

Segundo o médico, a gripe, que tem vacina, também continua adoecendo e matando pessoas, principalmente idosos, pessoas com outras doenças.

“Outra doença é a Covid-19 que não foi embora. A Covid continua acontecendo e com aumento dos casos. Continua fazendo vítimas, inclusive. Então, é preciso estar muito atento em relação a isso”, salienta o médico.

Artiles destaca que é muito importante manter o calendário de vacinação em dia, principalmente das crianças. Segundo ele, essa proteção é fundamental para a criança. “A criança não tem poder de escolha. Isso é questão dos pais. Os pais precisam ter a responsabilidade de levar a criança para receber as vacinas necessárias”, diz o médico.

Já a Prefeitura de Campos explicou que está fazendo o máximo para ampliar a oferta de vacinas, entretanto, para aumentar a cobertura vacinal é preciso, principalmente, que pais e responsáveis levem seus filhos para serem vacinados e que também se imunizem, conforme orientação do calendário nacional e as campanhas de vacinação disponíveis no momento.

A prefeitura ainda apontou dados e disse que ações são feitas para fortalecer a cobertura vacinal. “O município de Campos é o único da região que mantém a vacinação todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. No Centro Municipal de Imunização e Clínica da Criança a aplicação das vacinas acontece das 8h até às 20h. Nas demais salas, que funcionam de segunda à sexta, são das 8h30 às 16h”.

Também são realizadas ações itinerantes de vacinação, como a Atividade de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) e a Força-tarefa de Multivacinação, que visam levar as vacinas para as localidades mais distantes e onde não há salas de vacinação, respectivamente. O município promove pesquisa Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para poliomielite e sarampo. A baixa cobertura vacinal potencializa o risco de doenças já erradicadas voltarem a circular no país.

Os pais devem ficar atentos ao cartão de vacinação dos seus filhos. Há toda uma sequência de imunizantes importantes desde o nascimento. As vacinas que o recém-nascido deve receber são as seguintes: Vacina de Hepatite B, que é intramuscular, até 12 horas após o nascimento.
Já a BCG para Tuberculose, intradérmica, deve ser aplicada até 1 mês de vida. No entanto, o ideal é que ela seja aplicada o mais precocemente possível, de preferência ainda na maternidade, em recém-nascidos com peso maior ou igual a 2 kg. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não mais recomenda revacinar crianças que não apresentaram cicatriz vacinal devido à ausência de evidências adicionais comprovadas


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Advogado que proferiu ofensas racistas contra juíza é encontrado morto dentro de casa, em Campos

    De acordo com as primeiras informações, José Francisco Barbosa Abud foi encontrado enforcado

    Decisão do STF afetará diretamente servidores admitidos sem concurso antes de 1988

    A decisão, decorrente de ação proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2007, já está transitada em julgado e não cabe recurso

    Morre, aos 71 anos, o antropólogo e advogado Alberto Ferreira Freitas

    Velório e sepultamento aconteceram neste domingo (27) na Capela São Benedito, em Goitacazes; familiares e amigos relembram a trajetória de vida de Alberto

    Corpo do advogado José Francisco Abud é sepultado no cemitério do Caju, em Campos

    A necropsia aconteceu na manhã desta terça-feira; de acordo com o laudo prévio do IML, a morte foi por enforcamento

    Wladimir sanciona reforma administrativa da Prefeitura

    Lei traz reformulação na estrutura administrativa da gestão municipal, com criação de novas secretarias, extinção de outras e criação de novos cargos em comissão e funções gratificadas