Convenções partidárias começam a partir deste sábado e seguem até 5 de agosto
Começa neste sábado (20), e segue até o dia 5 de agosto, o período estabelecido pela Justiça Eleitoral para os partidos e federações façam suas convenções para deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice prefeito e vereador. Em Campos, logo no primeiro dia, ao menos seis legendas se reunirão para definir seus candidatos. Já alguns partidos ainda não definiram data.
O PT, que compõe a Federação Brasil da Esperança, junto com o PCdoB e o PV, fará sua convenção neste sábado, a partir das 9h30, no Sindicato do Bancários, para apresentar a pré-candidatura a prefeito do professor Jefferson de Azevedo, ex-reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF). Para o evento são esperadas várias lideranças políticas como o deputado federal Lindbergh Farias; o presidente estadual do PT, Joãozinho; o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; e as deputadas estaduais Marina do MST e Elika Takimoto.
Inicialmente, o PT mantinha três nomes possíveis para pleito. O nome de Jefferson como pré-candidato já era colocado no cenário desde o início do período eleitoral e ganhou mais força após a retirada da pré-candidatura da deputada Carla Machado (PT), que esbarrou na situação da tese do “Prefeito Itinerante” que impedir que um político que tenha exercido cargo de prefeito por dois mandatos consecutivos seja eleito para um terceiro mandato. O impedimento vinha sendo alertado pela Folha desde o ano passado.
Já a Federação Brasil da Esperança ainda não definiu data para a convenção.
Já a Federação Brasil da Esperança ainda não definiu data para a convenção.
Outro partido que irá se reunir em convenção neste sábado é o MDB, do vice-prefeito Frederico Paes. O encontro será na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), a partir das 9h. Também fazem suas convenções neste sábado o PDT, Avante, Republicanos e Podemos.
Ainda neste sábado, a Federação formada pelo Cidadania e PSDB também realiza sua convenção, das 15h às 18h, no edifício Centro Executivo de Campos. No evento haverá a definição das candidaturas a vereador. Para prefeito, a Federação deve formalizar o apoio à Delegada Madeleine (União).
Já no domingo (21), o Agir marcou sua convenção para as 15h, na avenida Princesa Isabel, no Parque Rosário. O partido, até então, tem como pré-candidato a prefeito, o empresário Edmar Ptak, que era o presidente do partido. Porém, com a volta do ex-vereador Thiago Virgílio, aliado do prefeito Wladimir Garotinho (PP), para a presidência do Agir, fica a incógnita sobre com quem o partido irá caminhar.
O PP, partido do prefeito e pré-candidato à reeleição, Wladimir Garotinho, agendou para o dia 31 a convenção. O evento será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das 18h às 21h. Já o Novo, do pré-candidato a prefeito Alexandre Buchaul, marcou seu encontro para a terça-feira (23), às 13h, na Câmara de Vereadores.
O União Brasil, que tem a Delegada Madeleine como pré-candidata a prefeita, irá reunir seus correligionários na próxima sexta-feira (26), às 19h, também no Clube Recreativo Goitacazes. No mesmo dia e local será a convenção do Solidariedade, que defende o nome do ex-vereador Jorge Magal para prefeito. Também na sexta-feira (26), o PSB, o PMN e o PSD farão suas convenções.
O PMB, do pré-candidato Thiago Rangel, fará sua convenção no dia 5 de agosto, último dia do prazo. Os partidos Democracia Cristã (DC), que tem o empresário Clodomir Crespo como pré-candidato, e Rede, do pré-candidato Fabrício Lírio, ainda não divulgaram data das suas convenções.
Outros partidos, que não pretendem lançar candidatos para a disputa majoritária, também não divulgaram datas. (M.S.)