Vídeo que mostra agressão física de vereador viraliza; veja
Rodrigo Gonçalves 27/10/2023 15:05 - Atualizado em 27/10/2023 18:48
Reprodução de vídeo
Imagens do circuito interno da Câmara de Vereadores de Campos, que viralizaram nesta sexta-feira (27) nas redes sociais, mostram a confusão entre o vereador da base cabo Alonsimar (Podemos) e um homem ligado à oposição. No vídeo, é possível ver que, após uma aparente discussão entre os dois e já com a intervenção de um segurança da Casa, o vereador agride fisicamente com um tapa o homem na parte de fora do plenário. O homem também se altera e é segurado por mais seguranças.
O caso aconteceu logo após Alonsimar e outros governistas esvaziarem a sessão da última quarta-feira (25) para obstruir a pauta, alegando irregularidades em relação ao arquivamento de CPIs, para o prosseguimento da comissão que investiga a Educação.
As imagens ainda dentro do plenário mostram quando o vereador passa por um dos corredores entre as cadeiras do plenário e aparece gesticulando como se estivesse discutindo com alguém, em seguida outro vídeo já mostra a movimentação na parte externa ainda no segundo andar. A Câmara de Campos informou que recebeu a denúncia formalmente na manhã dessa quinta (26) e está colaborando com as investigações da polícia e que encaminhou o caso à Corregedoria da Casa para seguir também ao Conselho de Ética. Episódios de agressão, inclusive, podem gerar perda de mandato de vereador.
Segundo o boletim de ocorrência feito pelo homem na 134ª Delegacia de Polícia (Centro), por ameaça e vias de fato, ele relatou que estava no plenário da Câmara e teria dito “vamos trabalhar” para o parlamentar e que, “neste momento foi chamado pelo vereador para fora do plenário”. O homem relatou, ainda, que, após trocar ofensas com o parlamentar, Cabo Alonsimar deu o tapa em seu rosto e teria o ameaçado dizendo “te pego depois”, colocando a mão na cintura. No entanto, os sistemas de monitoramento não captam som e as imagens também não deixam claro o movimento alegado pelo homem de que o vereador colocou a mão na cintura, em uma possível simulação de estar armado, já que é policial militar.
A equipe de reportagem entrou em contato com o vereador Cabo Alonsimar por mensagens desde quarta, tentou ligações no seu celular e deixou recado em seu gabinete, mas até o momento ele não se pronunciou sobre o episódio. A vereadores aliados contou que foi provado provocado pelo homem e que só se defendeu e que perdeu a cabeça após ter sido mandado “tomar no c*”.
Posicionamento da Câmara
Por meio de nota, a Câmara informou que "recebeu formalmente, na manhã desta quinta-feira, a denúncia sobre o episódio de agressão registrado na noite da quarta-feira, nas dependências da Casa e que encaminhou para a Corregedoria da Casa. Após isso, segue para o Conselho de Ética. O parecer, pedindo ou não a suspensão do mandato, é votado em plenário e precisa de 2/3 dos vereadores”.
Sobre a divulgação dos vídeos do circuito interno da Câmara, “a assessoria informou que as imagens foram disponibilizadas apenas para a vítima e para a Polícia, que formalmente requereram as imagens”. A Casa comunicou, ainda, que “não disponibiliza as imagens para a imprensa”.
A Folha entrou em contato com a 134ª DP para saber sobre o andamento das investigações e aguarda o retorno.
Veja o vídeo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS