PSD, PDT e PSC ficam com três comissões na Câmara de Campos
Folha1 - Atualizado em 20/01/2021 08:51
Depois de definir os integrantes das 25 comissões, os integrantes também votaram e elegeram seus respectivos presidentes. PDT, PSC e PSD foram os partidos que acumularam a maior quantidade de comissões, com três para cada um. O PSD, do prefeito Wladimir Garotinho, também tem a maior bancada da Casa, com quatro parlamentares, além de ter conseguido eleger o presidente do Legislativo, o vereador Fábio Ribeiro.
Apesar da grande quantidade de comissões, quatro são consideradas técnicas e essenciais para o andamento dos trabalhos legislativos. Nestas, o partido do prefeito tem o comando de duas e outros aliados do governo irão comandar as outras duas. Como decidido na sessão extraordinária que reconheceu o decreto do Executivo de calamidade financeira, no dia 8 de janeiro, o PSD ficou com a presidência da principal comissão, a de Constituição e Justiça (CCJ), com Kassiano Tavares. Além dele, o grupo também é composto por Dandinho de Rio Preto (PSD) e Bruno Pezão (PL), todos vereadores de primeiro mandato.
O PSD também ficou com a Comissão de Fiscalização, liderada por Alvaro Oliveira, enquanto Pastor Marcos Elias (PSC) e Rogério Matoso (DEM) completam os grupos técnicos, presidindo as comissões de Finanças e Orçamento e a de Obras e Serviços Públicos, respectivamente.
Fechando a trinca, além da CCJ e da Fiscalização, o PSD também ficou com a presidência da comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Abastecimento, com Dandinho de Rio Preto.
Já o PDT passa a liderar as comissões de Defesa dos Direitos Humanos, com Leon Gomes; Direitos da Mulher, com Marquinho do Transporte; e Defesa da Juventude, com Luciano Rio Lu.
Enquanto isso, o PSC ficou com as presidências das comissões de Finanças e Orçamento e a de Ética, com Pastor Marcos Elias; e da Defesa da Educação, com Maicon Cruz. Na sequência de partidos com mais comissões, aparecem DEM, Pros, PSL e SD com duas para cada.
Mudanças - Desde 1º de janeiro, a Câmara de Campos já teve quatro substituições entre os vereadores eleitos, com a chegada de seus respectivos suplentes.
Com a ida de Cabo Alonsimar (Podemos) para a secretaria municipal de Segurança Pública, quem herdou a vaga foi Diego Dias (Podemos). Ele chegou a participar da sessão extraordinária que reconheceu a calamidade financeira do município, mas deixou a Casa e retornou para a subsecretaria municipal de Turismo. Com isso, o segundo suplente Jô de Ururaí ficou com a cadeira.
As outras mudanças também tem a ver com o Executivo. Beto Abençoado (SD) assumiu a cadeira de Igor Pereira (SD), que foi para presidência da Fundação Municipal da Infância e Juventude, enquanto Alvaro Oliveira entrou no lugar de Fred Rangel (PSD), atual secretário de Serviços Públicos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS