Tartaruga é encontrada morta na praia de Guaxindiba, em SFI
Éder Souza 05/09/2024 15:58 - Atualizado em 06/09/2024 11:08
Tartaruga é encontrada morta na praia de Guaxindiba, em SFI
Tartaruga é encontrada morta na praia de Guaxindiba, em SFI / Tarcísio Nascimento
Uma tartaruga-verde adulta com 114 cm apenas de comprimento de casco foi encontrada morta na praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, na manhã dessa quarta-feira (4). A remoção do animal foi feita por uma equipe do Instituto BW, ONG que atua em SFI e possui projetos de reabilitação de animais silvestres e marinhos, além do monitoramento de praias.
Quem encontrou o animal foi o fotógrafo Tarcísio Nascimento, que fazia uma caminhada pela praia na manhã de quarta. Ele, que é campista mas mora em Guaxindiba, também é ativista ambiental e conta que só neste ano, durante as suas caminhadas, encontrou pelo menos 7 tartarugas mortas na beira da praia.

“São tartarugas grandes, pequenas, mas sempre encontramos um bicho morto. Dessa última vez, foi a maior que eu encontrei. Essa tartaruga deve ter, em média, 150 quilos e 1,20 cm de comprimento. É uma rotina que a gente tem, já que uns amigos relataram que encontraram outras por aqui”, disse.
Tartaruga é encontrada morta na praia de Guaxindiba, em SFI
Tartaruga é encontrada morta na praia de Guaxindiba, em SFI / Tarcísio Nascimento
De acordo com o biólogo e coordenador de monitoramento de praias Pedro Lacerda, do Instituto BW, o animal em questão era um macho adulto, e o que chama atenção é o seu tamanho corporal, de 114 cm apenas de comprimento de casco, levando em consideração que encalhe de animais desta espécie, quando adultos, são registros incomuns para a região citada.
Ele apresentava lesões de origem desconhecidas por toda a extensão de seu corpo, em estado de decomposição moderado. Segundo o Instituto, o encalhe de um animal dessa espécie, ainda adulto na região chama atenção, e deve ser levado em consideração, visando principalmente a característica de vida e uso de habitat desses animais quando adultos. A tartaruga foi recolhida e encaminhada para necrópsia para entender as possíveis causas que levaram ao óbito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS