Câmara de Campos precisa ter mais serenidade
13/08/2017 | 10h37
Ponto Final
Ponto Final / Folha da Manhã
Próximos capítulos
As últimas sessões da Câmara Municipal de Campos não têm deixado lá uma boa impressão. O Legislativo conseguiu, por meio de um canal público de televisão, se aproximar mais da população e melhorar sua interlocução com a sociedade. No entanto, é justamente esta maior visibilidade que impõe aos vereadores a necessidade de manterem uma postura à altura da importância do cargo que exercem. Os últimos episódios não estão à altura das tradições políticas de Campos. Pior de tudo é que há antecedentes naquele plenário, com xingamentos, trocas de insultos, ameaças e tentativas de agressão. Aguardem as cenas dos próximos capítulos.
Causas e ideias
Pior de tudo isso é saber que não está em jogo a causa pública nas motivações de algumas brigas entre os vereadores. Causas ou ideias passam longe dessas disputas pessoais entre parlamentares, agora envolvendo também assessores de colegas. Os episódios têm levado alguns vereadores a pedirem a boa utilização do Código de Ética da Câmara, pelo vereador Marcão Gomes (Rede), presidente do Legislativo. Marcão já afirmou que está reativando o Conselho de Ética e que estes casos para lá serão encaminhados.
Quatro décadas
No início do mês, a Bacia de Campos completou 40 anos. A Bacia já foi responsável por mais de 80% da produção total de petróleo do Brasil, mas hoje responde por apenas 50%, percentual em queda constante e perdendo força para o pré-sal. Queda de produção também significa queda na arrecadação das principais indenizações: Royalties e Participação Especial. Um problema, especialmente para os municípios que não souberam aproveitar os fartos tempos
Redução
Matéria do jornal O Globo de ontem ajudou a fomentar ainda mais a polêmica que envolve a redução de royalties para estimular investimentos. A informação é de que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) está preocupada com a queda da produção nos campos do pós-sal e, para estimular investimentos, “a agência vai reduzir à metade o percentual de royalties”, como já demonstrou desejar o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, que encabeça o movimento. Sua ideia é fazer com que o percentual seja utilizado para atração de empresas aos municípios produtores.
Resistência
O que não deverá faltar é resistência à tal política. A maior parte dos municípios produtores precisa da indenização, ainda mais neste grave momento de crise econômica pela qual passam. Se tal medida se concretizar, possivelmente, estará decretada uma “guerra jurídica”, que deverá ser, inclusive, liderada pelo próprio Governo do Estado, que também perderá receita se a proposta realmente passar, num momento de crise financeira severa como outros tantos municípios. Quem assumirá a Ompetro será o prefeito Rafael Diniz, que deverá liderar o movimento de resistência.
Boas novas
Finalmente uma boa notícia para o setor petrolífero e, principalmente, para os municípios petrorrentistas. A Petrobras informou a descoberta de acumulação de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos, na área do campo de Marlim Sul. A Bacia de Campos, que já foi responsável por mais de 80% da produção nacional, em junho caiu para 50%, empatando com a produção do pré-Sal, em Santos. Com campos maduros e de baixa produção essa notícia deve ser comemorada.
Censo
A vida do homem do campo será passada a limpo, através de dados. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa, no dia 2 de outubro, a realizar o Censo Agropecuário 2017, no município de Campos. O Censo é o mais completo levantamento de dados sobre produção agropecuária, florestal e agrícola brasileira. O último levantamento foi realizado há 10 anos, em 2007. É importante responder às perguntas e mostrar a realidade, até para que seja possível criar projetos voltados para o que realmente precisam aqueles que vivem do campo.
Charge do dia
Comentar
Compartilhe
Ponto Final: Inquérito do "Morar Feliz" (ainda) terá longa trajetória?
11/07/2017 | 10h53
Ponto Final
Ponto Final / Folha da Manhã
Quando?
Quase três mil páginas em seis volumes. Este é o Inquérito Civil Público que investiga contratos firmados para a construção do programa Morar Feliz, carro-chefe do governo Rosinha Garotinho. Depoimentos, levantamentos e, principalmente, provas, muitas que ainda serão entregues ao Ministério Público Estadual, como se comprometeram os executivos da Odebrecht e advogadas da Queiroz Galvão e da Carioca Engenharia. Com as investigações iniciadas em 2011, inquérito instaurado em 2015, fica a dúvida: Quando poderá ir para Justiça e ter uma decisão?
Briga por 2018 (I)
O PSDC de Campos jogou no ventiladorsua disputa interna por vagas para concorrer à Câmara Federal e Assembleia Legislativa em 2018. O vereador José Carlos Gonçalves é pré-candidato a deputado federal, assim como outros nomes devem surgir à Alerj. Acontece que João Peixoto também vai concorrer à reeleição, e fatiar esse bolo eleitoral já está causando indigestão antecipada.
Briga por 2018 (II)
É, mais uma vez, a disputa do já tradicional deputado e as novas lideranças que vêm surgindo. Em maio, quando as desavenças começaram a vir a público, João Peixoto disse que José Carlos teria vaga para disputar. Mas, em outro movimento, também convidou o colega da Alerj, Gil Vianna, líder do PSB na Assembleia, para ingressar no partido. Gil poderia disputar para estadual ou federal, enfraquecendo o grupo de José Carlos e do vereador Cláudio Andrade.
Pajelança regional
Em meio ao inferno astral dos últimos tempos — Chequinho, Odebrecht e JBS, além da derrota em Campos — o presidente regional do PR, Anthony Garotinho, reuniu as lideranças e militantes em uma sala na sede do partido, no Rio. Na pauta, também as eleições do próximo ano. Na pajelança regional, foi entoado o mantra do ser injustiçado e que está sendo perseguido por denúncias que fez contra os poderosos. Pela pouca empolgação que a plateia deixava transparecer, já passou da hora de mudar o discurso.
Movimento intenso
Além das agências da Caixa Econômica Federal, o movimento nas casas lotéricas foi intenso ontem por conta da última fase de saque do FGTS das contas inativas. No sábado, quatro agências abriram em Campos, mas o movimento foi fraco. Muita gente deixou para ontem, o que gerou grandes filas em várias lotéricas, principalmente na área central de Campos. Em tempo de crise, qualquer quantia no bolso do cidadão é algo a se comemorar.
Bancos recebem
Por falar em dinheiro e contas, os bancos começaram a receber, desde ontem, boletos em atraso de outras agências. Por enquanto, a novidade só estará disponível para os boletos de valor igual ou superior a R$ 50 mil. Porém, até dezembro é esperado que cobranças vencidas de todos os valores sejam aceitas em qualquer banco. A medida, além de ser um avanço na atualização dos sistemas bancários, traz comodidade para as pessoas.
Saúde vai debater metas
A secretaria municipal de Saúde vai realizar no dia 27 de julho uma oficina de planejamento para debater as metas do plano da saúde até o ano de 2021 e a programação anual de saúde para este ano, começando a traçar bases para 2018. Segundo o diretor de Programas Especiais, Alexandre Sereno, o evento vai acontecer das 8h às 17h, no Centro de Saúde e será dividido em duas reuniões com órgãos diferenciados.
Esgotado
Em menos de duas horas, os ingressos para o show de Liniker e os Caramellows haviam acabado. A atração faz parte do Festival X Tudo Sesi Cultural 2017. As entradas começaram a ser vendidas às 14h de ontem e por voltas das 15h30 já não havia mais ingresso disponível. O show acontece nesta sexta-feira e, nas redes sociais, algumas pessoas chegaram a pleitear um local mais amplo para a possibilidade da liberação de mais ingressos. Será que a organização do evento repensará em mais um dia de espetáculo?
Charge do dia
Charge do dia 11/07
Charge do dia 11/07 / José Renato
Comentar
Compartilhe
Termos da "venda do futuro" disponíveis no portal da Prefeitura
02/07/2017 | 01h18
Ponto Final
Ponto Final/Reprodução
Transparência presente
Desconhecidos pela grande maioria da população e de autoridades de modo geral, os termos da “venda do futuro” estão disponibilizados na internet. Levando à frente o princípio da transparência, a Prefeitura de Campos disponibilizou em seu site todas as informações a respeito (http://www.campos.rj.gov.br). Lá, é possível conferir o pedido de empréstimo feito pelo Município à época, a Resolução do Senado Federal, a cópia do contrato assinado com a Caixa Econômica Federal e a Lei da Câmara dos Vereadores que autorizou a contratação.
Agendada
A colocação de tornozeleiras eletrônicas nos vereadores Linda Mara Silva (PTC) e Thiago Ferrugem (PR) foi agendada para a próxima terça-feira, dia 4 de julho. A informação é da secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap). No último dia 29, o juiz eleitoral Ralph Manhães determinou que os parlamentares agendassem, em 24 horas, a colocação dos equipamentos. Caso o agendamento não fosse feito, eles seriam presos.
Greve
Porém, em função da greve geral de sexta-feira, a Seap teve o funcionamento prejudicado. Ainda assim, os advogados dos réus receberam a orientação de telefonarem na segunda-feira. Ontem, sábado, a Seap informou que a data já foi marcada. A decisão de Ralph Manhães é em uma das ações penais originadas das investigações da troca de Cheque Cidadão por votos. Os vereadores recorreram ao TSE, mas o ministro Tarcísio Vieira, relator da Chequinho, manteve a decisão do juiz .
Internado
O vereador Jorginho Virgílio (PRP) continuava, até a noite de ontem, internado em um hospital particular da cidade. Ele foi hospitalizado quinta-feira, após passar mal e ficar com o braço paralisado. Os médicos ainda não sabem o que levou ao problema, mas têm uma boa notícia: descartaram causas neurológicas. Ontem, Jorginho recebeu visitas do presidente da Câmara, Marcão Gomes, e dos colegas Silvinho Martins, Cláudio Andrade, Genásio e Dr. Abdu Neme. Também recebeu telefonemas do prefeito Rafael Diniz e do líder do governo, Fred Machado.
Prevenção
Aconteceu ontem, em 48 salas de imunização em Campos, o Dia D de vacinação contra o HPV e a meningite. A campanha estadual tem como estimativa vacinar cerca de 90% do público alvo, que são as crianças e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos. A campanha vai seguir até o dia 29 de julho. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Campos, Roberta Lastorina Rios, a vacina contra o HPV será aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses para cada imunização. Já a de meningite será aplicada em dose única.
Viva a ciência
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) realizam, entre a próxima segunda-feira (3) e sexta-feira (7), o IX Confict. O evento, que terá a participação da superintendência municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai reunir discentes e docentes dos programas de pós-graduação das três instituições tendo como tema central “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: Desafios e Transformações”.
Parcerias
Durante o evento, será apresentado o “Viva a Ciência”, Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão — cujo edital será publicado em breve — que tem por objetivo a concessão de bolsas de fomento à pesquisa e inovação por meio de convênios e parcerias com as instituições de ensino superior.
Problema
Recentemente foi aprovada na Alerj, e sancionada pelo governador, lei de autoria do deputado Geraldo Pudim (PMDB) que obriga os pátios concedidos para depósito de veículos apreendidos a cobrir suas instalações para evitar a degradação dos veículos. A ideia é boa. Porém, o tiro pode sair pela culatra. Os contratos de concessão, aos quais estão vinculados os depósitos, não permitem a criação de despesa que desequilibre o contrato sem que a tarifa seja reajustada. Isso quer dizer que, fazer cumprir a lei pode gerar aumento de tarifa para aqueles que já tiveram o dissabor de terem os veículos apreendidos.
Charge do dia
/
Comentar
Compartilhe
Rafael Diniz reage: "Garotinho, você é covarde, maldoso e mentiroso"
23/06/2017 | 11h39
Ponto Final
Ponto Final / Reprodução
Limite
Atacado no pessoal, na política e administrativamente pelo ex-governador Garotinho e seu grupo, a quem derrotou em uma vitória memorável no primeiro turno das eleições municipais do ano passado, o prefeito Rafael Diniz adotou o “deixa pra lá”. Até porque, se for parar para responder todos os dias alguma coisa, o governo não vai andar e o que mais os campistas querem é que a cidade saia, enfim, do atoleiro financeiro em que está, refletido em todas as áreas.
Limite 2
Mas, o prefeito chegou a seu limite com a divulgação, no final de semana, de uma suposta conversa, mostrada no blog do ex-governador durante o final de semana, e que atribuiu a Rafael. Garotinho disse, porém, que deletou o áudio para preservar a fonte. No vídeo divulgado ontem na página de Rafael, ele chamou Garotinho de “covarde, maldoso, mentiroso e medroso” e diz que ele usa de “artimanhas para atacar as pessoas”.
Limite 3
Rafael Diniz destaca que a população campista está cansada deste tipo de política e fala ao “prefeito de fato” na gestão Rosinha, como citou o juiz Glaucenir de Oliveira, ao decretar a prisão de Garotinho, em novembro do ano passado: “Campos só está na crise financeira ‘jamais vista’ por conta das irresponsabilidades de Garotinho”. E finalizou: “Prefiro sofrer seus ataques, que você ficar fazendo maldade com nossa cidade”.
Debate
As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promovem, hoje, audiência pública em Campos, no Norte Fluminense, para debater a situação dos formandos do curso de enfermagem da Escola Técnica Jomasa. Cerca de 300 alunos, a maioria mulheres, finalizaram o curso, mas não conseguem obter o diploma, e por isso estão impedidos de exercer a profissão. O encontro acontece às 10h no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF) do município.
Alternativa
Com a queda do repasse dos royalties do petróleo, os municípios produtores estão sendo obrigados a buscarem alternativas para alavancar suas economias e aumentar suas arrecadações. No interior do estado, os gestores têm apostado na produção agropecuária para recuperarem um tempo de investimento perdido. Ontem, um seminário regional foi realizado na Prefeitura de Campos e reuniu prefeitos e representantes de quase todas as cidades do Norte Fluminense, que apontaram o setor agrícola como o caminho para acabar com a dependência dos royalties. O lema agora, como ressaltou o prefeito Rafael Diniz, é não deixar que as vontades eleitoreiras falem mais alto que as necessidades do povo. O momento é de fazer o dever de casa com técnica, organização e parcerias.
Pesca
Durante o seminário regional, o secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, informou sobre um convênio assinado com a Petrobras, no valor de quase R$ 11 milhões, para a elaboração da estatística pesqueira do estado. O estudo já começou a ser feito em alguns municípios e a frente de trabalho para a região Norte Fluminense será assinada na próxima terça-feira. Como a pesca também é um meio produtivo forte, principalmente em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, espera-se que o levantamento possa fomentar as informações relacionadas ao pescado que é mais encontrado em cada região para que ações mais específicas possam ser desenvolvidas.
Prevenção
A procura pela vacina contra a febre amarela tem estado em baixa nos últimos meses. Parece até que as pessoas deram uma relaxada, após a mobilização intensa com o anúncio dos primeiros casos na região. Embora em Campos não haja nenhum caso da doença, no estado 22 confirmações de febre amarela foram notificadas e isso é um sinal de que a doença ainda está em circulação. Em Campos, a vacina ainda pode ser encontrada. Já diz o dito popular: “prevenir é melhor que remediar”.
Charge do dia
/
Comentar
Compartilhe
Vale a pena ter um líder como Garotinho?
22/06/2017 | 10h51
Ponto Final
Ponto Final/Reprodução
Vale a pena?
Dois vereadores mais próximos aos Garotinho sofreram outro revés ontem, com a determinação de colocação de tornozeleiras eletrônicas. Linda Mara Silva e Thiago Ferrugem já foram presos, embora o vereador apenas de modo domiciliar. Já Linda, que fez de tudo um pouco na gestão rosácea, até marcar depilação da então prefeita Rosinha, além de presa atrás das grades e na própria casa, foi impedida judicialmente de ser diplomada, só conseguindo recentemente. Caso não consigam reverter a decisão de ontem, os dois terão que ir para a Câmara, na próxima semana, levando no corpo o símbolo de que teriam cometido suposto crime. Enquanto isso, o “líder” está na zona sul do Rio, junto com a família, falando o que bem entende na rádio e redes sociais. Fica a dúvida: Vale a pena ter um líder desses?
Charge do dia
/
Ação
Em meio à falação comum ao Legislativo, foi aprovado por unanimidade na sessão de ontem requerimento do vereador Álvaro César (PRTB) para uma ação prática de combate a um dos maiores problemas no Brasil e em Campos: o desemprego. Pelo requerimento, aprovado por unanimidade, criação de uma comissão parlamentar para intermediar a instalação de novas empresas no município. O objetivo é gerar empregos para o município. “Vemos em nossos gabinetes todos os dias pessoas que começam a chorar antes mesmo de falar. Esta Câmara tem força e pode fazer esse papel de buscar essas empresas e intermediar a instalação em nossa cidade”, disse o vereador.
União de forças
Empresário, o vereador Neném (PTB) estará hoje na Alerj, em um encontro sobre comércio varejista. Ontem, ele levou a sugestão para que entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) sejam chamadas a participar do projeto de Álvaro Cesar. Membro do conselho de jovens empresários da Firjan, a vereadora Joseane Morumbi (PRP) afirmou que a entidade aceitará o convite para participar da comissão.
Maquiagem cara
Enquanto o governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho esbanjou em torno de R$ 20 milhões para tentar dar um aspecto menos pior ao canal Campos-Macaé, popularmente conhecido como valão, a concessionária Águas do Paraíba anunciou que com R$ 1 milhão, valor que representa 5% do dinheiro gasto na gestão Rosinha, é possível realizar, de fato, o que deveria ter sido feito há anos, que é a limpeza do canal eliminando o mau cheiro não cessado após as obras de mera “maquiagem”.
Seis meses para limpeza
Se a diferença de valores entre uma intervenção e outra já é algo que chama atenção, o tempo para conclusão do serviço também é de se levar em consideração. Na previsão da Águas do Paraíba, o trabalho de limpeza do canal deve durar seis meses. Já a “maquiagem” de Rosinha durou mais de um ano para ser finalizada.
FDP!
A segunda edição do Festival Doces Palavras tem cada vez mais ganhado forma. Ontem, a comissão organizadora do evento realizou uma visita técnica ao Jardim do Liceu, palco central do evento, que será realizado entre os dias 20 e 24 de setembro. A primeira edição do FDP! foi considerada um sucesso e espera-se que neste ano o festival supere ainda mais as expectativas. Para isso, ainda dá tempo de os artistas e autores se inscreverem para o evento. A inscrição deve ser entregue no Trianon até amanhã.
Luto
Pessoa de grande estima em Campos, Luiz Sérgio Artiles faleceu ontem. Ele estava internado com problemas respiratórios. Luiz Sérgio foi proprietário da banca de jornais e revistas que fica na avenida Pelinca, esquina do Banco Itau, e também foi distribuidor da Abril Cultural na região. Amigos mais chegados contam que Sérgio era uma pessoa generosa, amigo dos amigos e sempre estava de bem com a vida. Uma perda lastimável.
Comentar
Compartilhe
Sobre o autor

Suzy Monteiro

[email protected]

Arquivos