Vídeo mostra abandono da Praça do Liceu em Campos
Um vídeo gravado por um morador mostra o abandono da Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida como Praça do Liceu, em Campos. Nas imagens, feitas nessa segunda-feira (2), é possível ver a praça cheia de folhas e lixos no chão.
O vídeo ainda flagrou as placas de alumínio ao redor do coreto, que está interditado há mais de um ano, caídas e deixando o espaço aberto. No lugar, ainda há peças de roupas e sapatos jogados. Além disso, também é possível ver cobertas e panos que seriam usados por uma pessoa em situação de rua, que estaria dormindo no coreto.
A Praça do Liceu é palco de constante confusões e brigas envolvendo pessoas em situação de rua. Uma matéria publicada em setembro pela Folha da Manhã mostra vândalos depredando e brigando no local. As imagens também captaram um homem sendo agredido com socos, chutes e um pedaço de pau.
A Secretaria de Serviços Públicos informou, através de nota, que os serviços de limpeza e varrição na Praça são feitos rotineiramente. "Ocorre que as pessoas que ocupam o local irregularmente, produzem lixo e descartam desordenadamente. Contudo, a Secretaria recomendou que a empresa concessionária que realiza os serviços de intensifique os trabalhos", disse a nota.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura ainda ressaltou que vai providenciar os reparos no tapume para novamente isolar o coreto centenário que vai passar por obras de restauração. Já a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social explicou que a Praça do Liceu é um dos pontos de abordagens diárias feitas pelas equipes do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) com o objetivo de encaminhar pessoas em situação de rua para os abrigos municipais.
"Porém, a decisão de ir para o abrigo e a permanência nos equipamentos é do indivíduo. Durante as abordagens, são desenvolvidas ações planejadas de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculos de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social", finaliza a Prefeitura. (R.K)